CNH vai mudar em 2022: Conheça as novas classificações

Saiba agora o que vai mudar na carteira de habilitação a partir de junho deste ano.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução nº 866 em dezembro de 2021, na qual determina a adoção de uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no país a partir de 1º de junho deste ano. Nesse sentido, confira agora quais são as mudanças na CNH em 2022.

Leia mais: TSE considera abolir o Telegram no Brasil para evitar fake news nas eleições de 2022

A emissão da nova carteira de habilitação pode ser no formato digital, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, bem como no formato tradicional, impresso. As novidades no documento incluem alterações na estética, assim como na estrutura, pois a divisão dos veículos passará a ser em novas categorias.

Mudanças na aparência da CNH

A partir dessa nova versão, as cores amarelo e verde serão predominantes no documento. Além disso, uma outra mudança é que será indicado por meio das letras P e D se o motorista em questão possui permissão para dirigir ou se tem a carteira definitiva, respectivamente.

Ademais, a nova CNH conta com um quadro com imagens de veículos e a letra referente à sua categoria. Ou seja, no documento haverá uma marcação indicando quais categorias a pessoa possui aptidão para conduzir. No mais, o QR Code presente nos documentos emitidos de 2017 em diante será mantido.

Novas classificações da CNH em 2022

Outra novidade está relacionada às categorias, pois agora serão 14 opções em combinação com as letras já utilizadas (A, B, C e D) e o número 1. Portanto, cada tipo de habilitação terá novos códigos disponíveis, mas o Contran ainda irá divulgar futuramente as especificações de cada um. Quanto às motocicletas, a categoria será A1 e contará com a opção de incluir o desenho para motos maiores.

Quando e para quem a mudança começa a vigorar?

A emissão da nova CNH começará em junho de 2022. Nesse sentido, a mudança da carteira ocorrerá de forma progressiva, quando as pessoas forem emitir a primeira via e conforme renovam a carteira. Portanto, quem está com a CNH dentro do prazo de validade não precisa renovar o documento imediatamente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More