Saiba qual bloqueio psicológico está te impedindo de alcançar seu sonho
Superjustificação é um problema na sua vida? Não se preocupe tanto, pois ele não é eterno. Além disso, nós trouxemos mais informações sobre como superar este efeito de uma vez por todos! Confira.
Você se sente desmotivado mesmo com as recompensas materiais? Será que são elas que provocam essa ausência de ânimo para continuar na batalha pelo seu objetivo? Caso não saiba, isso tem um nome: é chamado de superjustificação. Por não ser muito conhecido, nós abordaremos mais informações sobre esse bloqueio psicológico hoje para que você possa entender como ele funciona e se está mesmo o vivendo no momento.
Leia mais: Tem tido Pensamentos ruins e negativos? Veja as dicas de psicólogos para se livrar deles
Como funciona a superjustificação?
De forma simples, este efeito significa a pessoa não tem qualquer motivação interna para continuar com as suas metas. Com isso, nenhuma recompensa material ou dinheiro pode compensar essa falta de incentivo pessoal.
Algumas atividades são desenvolvidas por puro prazer, certo? Algumas pessoas gostam de jogar vôlei, outras preferem ler um bom livro… Tudo isso é uma motivação intrínseca para que determinada ação seja realizada. Uma pessoa que joga tênis e perde o desejo por isso, mesmo com todos os troféus na estante, tem o que chamamos de efeito de superjustificação.
É importante ressaltar que isso não é uma doença! É literalmente um efeito que pode ser iniciado ou interrompido simplesmente pelo exercício de pensar. Com isso, nenhum sintoma preocupante é ativado, mas vale ressaltar que com certeza viver com essa insatisfação pode prejudicar o desenvolvimento pessoal no trabalho e nos estudos.
Sinais de que você está desenvolvendo superjustificação
Alguns comportamentos ou reações podem ser observadas. Isso acontece principalmente em pessoas que utilizam a sua arte ou talento para ganhar a vida. Quer um exemplo? Você hesitar quando é indicado para um prêmio ou em um contexto onde está recebendo de elogios de outras pessoas. Ambas as situações podem trazer como consequência um efeito negativo para a sua motivação, bem como comprometer o seu desempenho.
Outro sinal relevante é a ansiedade. Depois de ser parabenizado por algo que fez no trabalho, as pessoas que estão vivendo este efeito no momento costumam ficar desconfortáveis. Por isso, passar mal diante dos comentários, suar em excesso ou até mesmo dar aquele “sorriso frouxo” são sinais de que a superjustificação é um fato na sua vida.
Encontre a sua paixão e foque nela
Uma saída é balancear a motivação intrínseca com a extrínseca, mas sempre com o foco voltado para a verdadeira razão pela qual o seu trabalho é feito. Diante disso, também apontamos que sessões com psicólogos é são indicadas, mas o exercício pessoal de estar alinhado com os seus próprios sonhos e objetivos é ainda mais importante.
Comentários estão fechados.