Câmara determina aumento de 45% no empréstimo consignado
Confira mais sobre a Medida Provisória 1.106/2022, que agora segue para o Senado.
A Câmara dos Deputados aprovou uma Medida Provisória (MP) na quarta-feira (29), elevando o limite de crédito consignado para a maioria dos assalariados. A lei autoriza essa forma de assistência financeira para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Renda Mensal Vitalícia e o Auxílio Brasil. Atualmente, ela está indo para o Senado para aguardar votação.
Confira mais informações sobre os 45% de aumento no empréstimo consignado.
Leia mais: Empréstimo consignado INSS: como bloquear e desbloquear benefício?
Diversas ações foram tomadas em resposta ao Covid-19, para reduzir os problemas financeiros enfrentados pelo público em geral, principalmente aqueles que afetam grupos mais vulneráveis, como idosos e pensionistas do INSS.
Aumento de 5% no percentual do empréstimo consignado
De acordo com dados da Agência Câmara de Notícias, o texto aprovado é obra do relator Bilac Pinto (União-MG). Assim, o governo anunciou um aumento de 5% na margem do consignado em 2022, passando para 40%.
Tenha sempre em mente que 5% desse total é destinado apenas para o cartão de crédito consignado. A partir da edição 1.106/2022 da MP, aposentados e pensionistas estão autorizados a contratar o consignado com margem maior.
Na execução da medida provisória, a Câmara dos Deputados decidiu aumentar ainda mais a margem de consignação do INSS para 45%, mantendo 35% para operações comerciais e dividindo os 10% restantes entre o benefício consignado e os cartões de crédito.
Margem consignável para quem recebe Auxílio Brasil
Por fim, para os beneficiários do Auxílio Brasil, a margem permitida para investimentos é de 40% do valor do benefício. É importante ressaltar que o Governo não será responsabilizado pela dívida.
Com isso, antes de adquirir empréstimos pelos benefícios e programas governamentais, deve-se considerar com cuidado. É fundamental ter em mente que o empréstimo consignado reduz automaticamente o valor das parcelas no cronograma de pagamento ou benefício.
Desta forma, o limite máximo do pagamento que você pode adquirir com desconto da folha é a margem consignada. Isso garante que o beneficiário não use todo o valor dos pagamentos em dívidas de cartão de crédito.
Comentários estão fechados.