Governo Federal pretende emitir novos cartões do Auxílio Brasil

Ainda existem milhões de brasileiros que recebem o auxílio mas não possuem o cartão. Por isso, o governo pretende entregar mais.

O programa Auxílio Brasil é a forma como o Governo Federal beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social. No caso, a aprovação garante R$ 400 para aqueles com registro no CadÚnico com comprovação de pobreza ou extrema pobreza. Além do pagamento, o Governo também proporciona a entrega de cartões que deixam o manuseio do dinheiro mais prático. Porém, muitos brasileiros estão com o cadastro ativo no programa e ainda não receberam esse item. Portanto, o Ministério da Cidadania já planeja a fabricação e entrega de novos cartões do Auxílio Brasil.

Leia mais: O valor do Auxílio Brasil pode aumentar ainda nesse ano, confira.

Como usar o cartão do Auxílio Brasil?

O cartão entregue possui um chip magnético, e isso facilita o seu uso em grande parte dos mercados e lojas com máquina de cartão. Portanto, o cidadão que o recebe poderá utilizá-lo na função débito para a compra de produtos a partir do valor disponível na conta Caixa.

Porém, não é possível realizar o parcelamento do valor das compras, já que o mesmo não possui a função crédito. Ainda assim, é uma forma de tornar a ida ao mercado muito mais prática, e por isso muitos beneficiários o desejam. Por outro lado, vale ressaltar que não é necessário ter o cartão físico para receber, manusear e sacar o valor referente ao benefício. Assim, ainda que não possua o cartão, você pode realizar compras, transferências e até mesmo pagar contas com esse dinheiro. Para isso, tudo o que você precisa é ter o aplicativo Caixa Tem, que é um app que surgiu com o pagamento do Auxílio Emergencial e que agora segue para o uso do Auxílio Brasil.

Quando irei receber o cartão?

Ainda não existe previsão quanto ao envio de novos cartões para os beneficiários. Entretanto, o Ministério da Cidadania afirma que segue na intenção de produzir novas unidades e enviá-las a todos os que restam receber. Porém, deputados e juristas de oposição acham desnecessário enviá-lo, já que o cidadão pode manipular o dinheiro do auxílio tranquilamente por meio do app.

Além disso, argumenta-se que o envio dos cartões, assim como a abertura do auxílio para mais brasileiros, trata-se de uma manobra política do presidente Jair Bolsonaro, que busca se reeleger. Entretanto, essa atitude seria em vão, dado a falta de pontos percentuais nas pesquisas de opinião. Na verdade, a liberação do Auxílio Brasil pouco influenciou sobre a popularidade do mesmo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More