Empréstimo consignado INSS: como bloquear e desbloquear benefício?

Entenda como fazer o bloqueio e o desbloqueio do seu benefício INSS para conseguir empréstimo consignado.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está disponibilizando um novo serviço que possibilita que os aposentados e pensionistas possam fazer o bloqueio ou o desbloqueio de seus benefícios com a finalidade de realizar a contratação de empréstimos consignados. De acordo com o Instituto, essa solicitação pode até ser feita pela internet, sem a necessidade do beneficiário ter que deslocar-se até uma agência do INSS.

Leia também: Se você está nesta situação, pode receber indenização de até R$ 15 mil do INSS

Além disso, é importante salientar que podem fazer o uso desse serviço o titular da aposentadoria ou da pensão, bem como um representante legal do beneficiário, possuindo um termo de representação legal aceito pela instituição. Não obstante, é fundamental deixar claro que o procurador não pode fazer esse tipo de solicitação referente a este serviço.

Dessa forma, torna-se impossível realizar empréstimo consignado em benefícios que possuam um procurador cadastrado. Por conseguinte, para fazer esse tipo de solicitação, é necessário seguir estas etapas:

  • Entre no Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo (disponível para Android e iOS);
  • Clique em “Novo Pedido”;
  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  • Na lista, marque o nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Nessa perspectiva, para realizar essa solicitação, é necessário possuir uma documentação, sendo essa o número do CPF (esse item é obrigatório em todos os casos).

Caso a solicitação seja feita por um representante legal, o procedimento é o seguinte: Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda); Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

Destarte, no que refere-se ao tempo de resposta destes pedidos, de acordo com o INSS, a média é de cerca de 30 dias úteis. Para acompanhar esse processo de solicitação, basta seguir o passo a passo: Acesse o Meu INSS; Clique em “Consultar Pedidos”; Encontre o processo na lista; Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More