Programa que premiará bons motoristas começa em setembro
Programa do bom motorista busca incentivar a prática da boa condução.
Mesmo com diversas leis severas, o Brasil ainda é um dos países líderes em acidentes de trânsito, esses geralmente relacionados com o modo como os condutores lidam diariamente com o tráfego brasileiro. Diante disso, um programa para premiar bons motoristas entrará em vigor no mês de setembro.
Leia mais: Saiba como participar de leilão de veículos com preços imperdíveis
Premiar os condutores é uma forma de fazer com que eles sejam incentivados não pelo risco de uma penalidade, mas por um prêmio. De acordo com estudos, esse método tende a ter mais resultados positivos que os punitivos.
Programa que premia bons motoristas
O programa foi incorporando no ano de 2020 no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), mas somente em maio de 2022 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a medida. Assim, a partir de setembro, ele já começará a valer para os motoristas.
O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) abrirá cadastro para motoristas interessados no próximo mês. Para participar e concorrer aos prêmios, o motorista não pode ter cometido nenhuma infração no período de 12 meses.
De acordo com Frederico Carneiro, secretário Nacional de Trânsito, até o final do mês de setembro será disponibilizada uma plataforma para cadastro dos motoristas através da Carteira de Habilitação Digital.
Punição ou premiação?
Penalizar ou premiar pessoas para que elas busquem fazer o bem: qual dessas é a melhor maneira de incentivar o seguimento de princípios éticos? Essa é uma pergunta que constantemente se faz em relação à maneira com a qual as pessoas convivem em sociedade.
Por um lado, as práticas de premiação dão às pessoas mais vontade de agir conforme a lei, mas também extrapola uma questão de competição, já que premiar não contempla a todos.
Por outro, a questão de punir faz com que os motoristas burlem regras, e aqueles que possuem um alto poder aquisitivo desconsideram multas ou outras penalidades. Desse modo, é preciso pensar em que medida é possível construir uma sociedade melhor.
Comentários estão fechados.