Qual o tempo mínimo de contribuição para poder receber o seguro desemprego?

O seguro desemprego leva em consideração a quantidade de meses de contribuição dos últimos 18 meses.

Após perder o emprego, alguém pode se sentir desamparado e sem rumo, de modo que qualquer apoio nesse momento é bem vindo. Por isso, o INSS oferta o seguro desemprego para essas ocasiões, ajudando financeiramente o trabalhador até a conquista de um novo emprego. Entretanto, é necessário um tempo mínimo de contribuição para receber o seguro desemprego, conforme explicaremos a seguir.

Leia mais: Saiba quais as doenças que garantem aposentadoria por invalidez pelo INSS

INSS leva em consideração os últimos 18 meses

Na hora de analisar as solicitações do seguro desemprego, o INSS levará em consideração os últimos 18 meses. Porém, isso não significa que seja necessário ter contribuído todos esse tempo para receber o auxilio. Na verdade, na primeira solicitação, a Previdência irá analisar se dentro desse período de 18 meses, o trabalhador contribuiu por, pelo menos, 12 meses.

Já na segunda solicitação, a quantidade de meses de contribuição muda, bem como o período de análise. Nesse caso, a Previdência irá analisar os últimos 12 meses para ver se houve contribuição por pelo menos nove meses. Já no caso da terceira solicitação ou mais, o INSS irá considerar se houve trabalho em carteira registrada e com contribuição nos últimos seis meses. Ademais, vale ressaltar que esse benefício está disponível apenas para os trabalhadores regulados com registro na CLT e que, portanto, realizam a contribuição a cada salário.

Quanto se recebe se seguro desemprego?

Para saber qual será o valor do seguro desemprego ao qual você tem direito a receber, basta fazer o seguinte cálculo: some os salários dos três últimos meses de contribuição, além de férias ou 13º, caso ocorridos nesse período. Além disso, o trabalhador que recebeu a demissão sem justa causa também terá direito aos 40% do FGTS, conforme a lei explica.

Dessa forma, é possível passar o intervalo entre duas oportunidades de emprego com mais tranquilidade e sossego. Lembrando que para realizar a solicitação, você pode baixar o app Meu INSS ou então ligar para a central do Instituto, através do telefone 135.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More