Vilões do sono: 5 alimentos que você não deve consumir à noite

Dormir bem é essencial para nosso bem estar, por isso, confira agora como a alimentação pode interferir no seu descanso.

O sono é fundamental para a qualidade de vida, mas existe uma série de fatores que interferem nesse momento de descanso; entre eles, a alimentação. Pensando nisso, listamos alguns alimentos que atrapalham o sono e que você deve evitar consumir no período da noite, assim como os alimentos que podem fazer você dormir melhor.

Leia mais: Conheça 4 alimentos que ajudam no combate ao mau hálito

Alimentos que atrapalham a qualidade do sono

  • Bebidas alcoólicas

Algumas pessoas consomem bebidas alcoólicas para relaxar e dormir melhor, entretanto, as bebidas alcoólicas atrapalham o estado mais profundo do sono, aquele que realmente nos dá a sensação de restauração e descanso. Por isso, tenha moderação no consumo de álcool em qualquer horário e, especialmente, à noite.

  • Café

O café é rico em cafeína, uma substância que age como estimulante do sistema nervoso central e nos deixa mais “alertas”. Não é à toa que muitas pessoas tomam vários cafezinhos ao longo do dia para se concentrar melhor em suas atividades, não é? Portanto, evite o café durante à noite e as chances de você ter insônia serão bem menores.

  • Pimenta

Alimentos picantes podem causar refluxo (azia) e, consequentemente, um desconforto. Pensando nisso, evite o consumo de alimentos picantes no período da noite, principalmente nas duas horas antes de deitar para dormir.

  • Carne vermelha

Você deve evitar o consumo de carne vermelha à noite porque esse tipo de carne demora bastante para ser digerida devido ao alto teor de proteínas e gorduras, desse modo, ao consumir esse alimento você pode sofrer com desconforto abdominal e não conseguir dormir.

  • Frituras

Assim como a carne vermelha, as frituras são ricas em gorduras, que, por sua vez, demoram bastante para o corpo digerir. Ademais, alimentos fritos também podem ocasionar o refluxo e atrapalhar o sono devido à sensação de queimação.

Pratique a higiene do sono

Você já ouviu falar em higiene do sono? Saiba que se trata de um conjunto de ações para evitar a insônia e promover uma boa noite de descanso. A partir disso, você pode estabelecer uma rotina noturna para dormir melhor.

Nesse sentido, você deve deitar na cama apenas quando já estiver com sono, sem o celular por perto para não se distrair, e, além disso, deve dar preferência a alguns alimentos durante a noite.

Alimentos que favorecem o sono

  • Chá de camomila;
  • Grão de bico;
  • Banana;
  • Uva;
  • Aveia;
  • Ovo.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More