FIES: Saiba quem tem direito a até 99% de desconto no pagamento
Existem alguns casos em que os estudantes podem receber descontos nas dívidas de até 99%.
Os alunos que possuem dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) têm a opção de quitá-las com descontos de até 99%. Isso foi viabilizado pela Medida Provisória (MP) 1.090/2021, que trata especificamente da renegociação de dívidas relacionadas ao programa. Todos os contratos firmados até o segundo semestre de 2017 são elegíveis ao benefício. Confira neste artigo quem está apto a receber desconto no FIES.
Leia mais: Nova Lei Permite A Renegociação De Dívidas Do FIES
Descontos de até 99% do FIES podem ajudar estudantes a quitar a dívida
De acordo com o texto da medida provisória, os alunos que possuem dívidas judiciais também podem se beneficiar da decisão. O desconto de até 99% é especialmente benéfico para estudantes registrados no Cadastro Único (CadÚnico). As reduções nos valores são realizadas por meio do abatimento de multas e penalidades.
A expectativa é que mais de 2 milhões de alunos sejam beneficiados com a renegociação de dívidas e os descontos para eliminar as dívidas em aberto do FIES.
Como funciona o processo?
As dívidas podem ser divididas em até 150 vezes. De acordo com a MP, as condições de pagamento e os descontos serão baseados nas circunstâncias específicas de cada aluno, portanto, cada caso será tratado de forma diferente.
Outro fator levado em consideração é a demora no pagamento das parcelas. O desconto de 99% é reservado para os estudantes participantes do CadÚnico ou que foram aprovados para o Auxílio Brasil. As reduções chegam a 77% para os alunos restantes que têm dívidas de mais de 360 dias atrás.
Nos demais casos, as deduções do FIES serão feitas mediante a perda de juros e multas, além de desconto de 12% sobre o valor total da dívida, mas apenas para os alunos que não atrasarem o pagamento.
Fazer a simulação de uma renegociação com o banco onde o aluno mantém o contrato de empréstimo estudantil é a ação recomendada para todos que desejam conseguir algum tipo de desconto na dívida.
Comentários estão fechados.