Saiba se seu filho adolescente está mentindo para você

Adolescentes podem ser levados a mentir por não confiarem em seus parentes, ou por fazer algo que lhes é proibido.

Nenhum pai, mãe ou cuidador espera que o seu filho conte mentiras, entretanto, essa realidade chega para muitos e é mais comum do que se imagina. Geralmente são muitos os motivos que podem conduzir o adolescente a mentir, o que inclui o medo da rejeição ou o desejo de esconder algo ilícito. Por isso, aqueles que se preocupam com a saúde e bem-estar desses indivíduos, buscam sempre saber a verdade.

Para lidar melhor com a situação, escolhemos alguns sinais de mentira em adolescentes que te deixarão mais atento a esses cenários.

Leia Mais: Criação rigorosa pode tornar filhos mais bem-sucedidos, mas bastante infelizes

Os sinais

  • Evitar contato visual

Evitar contato visual é uma das práticas mais comuns àqueles que estão escondendo algo, e o mesmo se aplica aos adolescentes. Assim, eles costumam desviar o olhar quando ocorre um confronto acerca de um determinado assunto e, por isso, você deve ficar atento.

Sempre que possível, peça para que te olhem nos olhos, de modo que, se essa tarefa for difícil demais, então é provável que algo esteja sendo escondido ou haja uma mentira em cena. Por outro lado, isso não é uma regra, já que pessoas tímidas também possuem dificuldade em manter contato visual.

  • Não saber responder a perguntas

O mal de todo o mentiroso é achar que ninguém desconfiará dele, oferecendo informações rasas sobre as situações que inventam. Logo, o remédio perfeito é seguir a narrativa apresentada e fazer perguntas atacando os furos que a história apresenta, pois eles sempre existem. Dentro de qualquer narrativa existe detalhes que não ficam explícitos. Mas a diferença é que quem mente geralmente não consegue se explicar.

  • Repetir falas

Por fim, o adolescente que mente irá sempre reafirmar a sua mentira numa tentativa de te convencer daquilo que está dizendo. Portanto, desconfie quando ele repetir sem parar uma determinada versão da história. Se ao confrontá-lo acerca de algo ele responder continuamente “é claro que eu fui, é claro que eu fui”, mas não fornecer mais detalhes, então provavelmente é mentira.

De qualquer forma, é muito importante que os pais tenham uma relação direta de confiança com os seus filhos. Por isso, busque sempre entender os motivos que o levaram a achar melhor mentir que contar a verdade e tente sempre compreendê-lo para que consiga também educá-lo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.