Samsung expande programa de autorreparo, dispensando necessidade de técnicos; entenda

O programa está disponível para usuários dos aparelhos Galaxy S20, S21, e S22, assim como para a família do notebook Galaxy Book Pro. Saiba mais!

A Samsung está expandindo seu programa de autorreparo para os aparelhos da marca. Atualmente, quem possui um Galaxy S20, S21 e S22 já pode aplicar reparos simples no aparelho com o suporte da gigante da tecnologia. Essa facilidade, no entanto, ainda não está disponível no Brasil.  

A marca inovou ao permitir que os usuários possam fazer consertos e substituição de peças por conta própria. A ideia é possibilitar a solução de uma série de problemas em casa, sem a necessidade de consultar uma assistência técnica especializada.

Como surgiu o programa?

A Samsung introduziu o programa de reparo pelo próprio usuário em meados de 2022, nos EUA, expandindo-o posteriormente para a Coreia do Sul, país de origem da empresa.

Agora, essa solução está sendo ampliada para nações europeias, como Bélgica, França, Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Suécia e Reino Unido. Mas ainda não há previsão de chegada à América do Sul.  

Como o reparo é feito?

Além dos smartphones mais recentes da linha Galaxy, o programa cobre todos os notebooks da família Galaxy Book Pro. Por enquanto, não foi divulgada uma previsão de expansão para outros aparelhos da marca.

As peças usadas na substituição são disponibilizadas para compra pela própria empresa sul-coreana, garantindo a qualidade certificada dos itens.

O passo a passo é disponibilizado por meio de vídeos explicativos, criados pelos profissionais da marca, com o objetivo de guiar o usuário durante o processo.

Com o programa, é possível efetuar trocas diversas nos celulares, como tela, bateria, porta USB-C e tampa traseira. No caso dos notebooks, pode-se substituir a carcaça, a bateria, o teclado, o leitor biométrico e os pés de borracha.  

Custos envolvidos no processo

Além das peças de reposição, a Samsung oferece a opção de adquirir um kit de ferramentas para serem usadas durante o reparo. Atualmente, o conjunto custa 30 euros, cerca de 160 reais.  

Esse valor é somado ao da peça comprada, por exemplo: uma traseira para o Galaxy S20 custa 50 euros, então o total seria de 80 euros (peça mais ferramentas), valor abaixo da média para o mesmo reparo feito por uma assistência técnica.  

A previsão é a de que o programa esteja disponível na Bélgica, na França, na Itália, na Holanda, na Polônia, na Espanha, na Suécia e no Reino Unido até o final do mês.

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