Se não quiser sofrer com picadas de mosquitos, veja dicas que vão ajudar

Foi picado por um mosquito e não para de sentir coceira? Veja dicas que vão aliviar o problema e garantir uma recuperação mais rápida.

Picadas de insetos são sempre um grande inconveniente para as pessoas. Eles inclusive podem, muitas vezes, causar até doenças, como a dengue e o zika, por exemplo.

Na maioria das vezes, as picadas de insetos causam coceiras e irritação na pele. Em pessoas alérgicas, isso aumenta e pode levar a um desconforto maior no dia a dia.

Por isso, muitos também precisam se preocupar em evitar essas picadas para minimizar o risco de ter esses problemas e até doenças.

Veja dicas para evitar picadas de insetos

Picadas de insetos: saiba como evitar e como tratar

Picadas de insetos podem trazer vírus e doenças, além de simples coceiras – Imagem: Pixabay/Reprodução

Uma medida básica é instalar telas protetoras nas janelas. Desse modo, já conseguimos inibir a entrada dos insetos e, por consequência, diminuir o risco de sofrer alguma picada.

Outro item que poucos conhecem é a roupa a ser usada. Muitos não sabem, mas peças claras e mais longas dificultam a percepção dos insetos, o que dificulta, um pouco, a ação deles.

As pessoas podem também passar os chamados repelentes pelo corpo, especialmente rosto, braços e pernas, ainda mais em dias quentes. Porém, é sempre importante apostar em produtos oficiais, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Uma medida de saúde pública é evitar deixar água parada, especialmente em áreas abertas. Isso porque os mosquitos depositam ovos nesses locais para se proliferarem.

Assim, ao dificultar a proliferação, os insetos não vão se aproximar nem se reproduzir, diminuindo a chance de sofremos as tão indesejadas picadas.

O que fazer em caso de picada

Se nada funcionar e o inseto picar sua pele, é importante tomar algumas medidas. Quando for uma situação mais séria, devemos sempre procurar o atendimento médico especializado. Contudo, muitas picadas são simples e não necessitam de profissionais da saúde.

Primeiro, evite coçar o local, mesmo que isso seja algo difícil de resistir. Se coçar muito, pode irritar mais a pele e até gerar infecções.

Outro ponto importante é lavar o local, mas sempre com água e sabão neutro. Isso ajuda a impedir infecções e reações alérgicas naquela região afetada.

Usar alguns cremes específicos e loções calmantes pode aliviar a coceira após a picada do inseto. Porém, um profissional médico deve receitar o melhor produto para tal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.