Sentir dor no ombro com frequência pode indicar uma GRAVE, alertam médicos
Especialistas em saúde lançam luz sobre as causas e cuidados quando se trata de desconforto no ombro.
Muitas pessoas queixam-se de sentir dores no ombro com frequência, seja ao fazer alguma atividade física ou até mesmo ao realizar atividades comuns do dia a dia, como lavar a louça, varrer o chão, dentre outras.
O que acontece é que essas dores podem ser mais do que um mero desconforto. Inclusive, médicos alertam que esses tipos de dores podem ter relação com o câncer de fígado.
Isso ocorre porque, quando acometido pelo câncer, o fígado aumenta, gerando uma maior tensão sobre os nervos abdominais que têm conexão com os ombros.
De toda forma, existem outros sinais e sintomas de câncer de fígado aos quais é necessário se atentar para que o diagnóstico seja dado o quanto antes e o tratamento seja iniciado.
Pensando em ajudá-lo, hoje trouxemos algumas informações sobre o assunto. Acompanhe a seguir!
Câncer de fígado: como prevenir?
O câncer de fígado tem a cirrose hepática como principal fator de risco. Esse problema é causado pelo consumo excessivo de álcool e também pela infecção por hepatite C.
As doenças hepáticas gordurosas não alcoólicas também são fatores de risco para o aparecimento de câncer de fígado, assim como a síndrome metabólica e a diabetes, por exemplo. Por sua vez, a obesidade pode causar essas doenças.
Por tudo isso, é importante manter uma alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de álcool e cuidar da saúde regularmente.
Como é dado o diagnóstico?
O diagnóstico de câncer de fígado é dado após a avaliação médica, e, caso você sinta dores persistentes no ombro direito, esse pode ser um sinal.
Esse sinal pode ser descartado caso essa dor seja sentida após a realização de atividades que exigem muito esforço por um longo período. No entanto, se você sente dores constantes nos ombros, esse pode ser um alerta.
Os sintomas não ocorrem no estágio inicial da doença e, por isso, quando começar a senti-los, é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível.
Sinais como saciedade, perda de apetite, perda de peso, cansaço, fraqueza e coceira podem acabar passando despercebidos, mas são sintomas do câncer de fígado.
Por outro lado, esses sintomas não são conclusivos para o diagnóstico de câncer, mas sim podem indicar alguma condição que não é comum para o seu corpo, como uma infecção, por exemplo.
Além dos sintomas que relatamos, a retenção de líquido no abdômen, icterícia, febre, náuseas, vômitos, veias dilatadas, hemorragias e hematomas também são sinais de câncer de fígado.
Comentários estão fechados.