Separe a vela! Onda de calor pode causar apagão em 2 regiões
Com o aumento das temperaturas em todo país, aumenta também o uso da rede de energia para tentar refrescar o ambiente.
Um novo alerta divulgado pelo MetSul alerta para a possibilidade de falta de energia em diversas regiões do país devido a intensa onda de calor atual. Os cortes não acontecerão em grande escala, porém irão atingir diversos estados devido a problemas na rede de distribuição causados pelas altas temperaturas.
Veja também: Onda de calor: veja se sua cidade está entre as 1,4 mil mais quentes do Brasil.
Em setembro, uma onda de calor fez com que o estado de Goiás tivesse contantes queda de energia. Em alguns municípios, a energia demorou a voltar e causou prejuízo para os pequenos empreendedores e para moradores que tiveram seus eletrodomésticos estragados. A maior temperatura registrada no Brasil neste ano foi em Aragarças, em Goiás, marcando 44,3 °C no dia 19 de outubro.
Com o aumento das temperaturas, aumenta também o uso de energia para conseguir se refrescar, seja com ventiladores ou ar-condicionado. Assim, a alta demanda pode ocasionam em rodízios de cortes para atenuar a carga e não gerar um colapso no fornecimento de energia elétrica em todas as regiões.
Onda de calor impacta rede de energia elétrica no mundo
As ondas de calor estão se tornando cada vez mais frequentes em todo o mundo. Segundo um estudo realizado em mais de 13 mil cidades em todo o mundo, o número de dias quentes e úmidos triplicou entre 1983 e 2016. Com isso, as redes elétricas se tornaram mais frágeis, com 2020 sendo o ano recorde em apagões nos Estados Unidos.
Dessa forma, o uso do ar condicionado aumenta a cada ano que passa. Enquanto o aparelho se mostra necessário por um lado, ele produz gases prejudiciais para o meio ambiente e consome muita energia por outro. Para evitar um colapso no fornecimento de energia, as cidades precisam buscar por opções mais sustentáveis para diminuir o calor intenso.
Por fim, o calor tem feito com que as redes elétricas trabalhem em seus limites em todo o mundo. Quanto maior a temperatura, maior o uso de aparelhos elétricos que auxiliem a diminuir a sensação de calor. Com isso, aumenta também a pressão sobre a rede elétrica e a possibilidade de um apagão caso não tenha eletricidade suficiente disponível.
Comentários estão fechados.