Posso dar chá para o meu cachorro?
Algumas ervas podem fazer mal para o organismo dos nossos cachorros, por isso o dono deve ter cuidado caso opte por dar chás aos pets.
Em situações como intoxicação alimentar, por exemplo, é comum que os donos se perguntem se os seus cachorros podem tomar chá.
Nesses casos, existem especialistas que defendem o uso dos chás e outros que os consideram desnecessários. Por isso, iremos elucidar para você alguns dos argumentos pró e contra o consumo de chás pelos nossos amigos de quatro patas.
Leia mais: Alimentação natural para cachorros: Veja uma receita de comida caseira para cães.
Chá faz bem para cachorros?
Retomando o exemplo do caso de intoxicação alimentar, vale relembrar que nenhum chá é o tratamento adequado para melhorar a situação. Na verdade, quando os cães estiverem nessa situação, é importante que o dono recorra a um profissional veterinário para a prescrição de medicamentos corretos.
Ademais, o fator mais importante para o tratamento de incômodos estomacais e intestinais em cachorros deve ser hidratá-los. Para isso, tudo o que você precisará é de água, que é o principal fluido que o seu cão deve ingerir.
Ainda assim, pode ser que o chá possa contribuir minimamente para a reversão do caso por conta das grandes quantidades de antioxidantes na bebida. Assim, haverá a redução de inflamações no trato intestinal e fígado dos animais. Entretanto, não existem estudos suficientes que comprovem os chás como tratamento efetivo para cães, mas apenas como uma espécie de suplemento. Para o tratamento correto, o médico veterinário sempre deverá sempre ser consultado.
Riscos de dar chá aos cães
Se por um lado não existem estudos que comprovem o efeito dos chás como tratamento efetivo para os cães, por outro existem pesquisas que indicam riscos na prática. Afinal, muitos chás, como o chá mate, possuem grandes quantidades de cafeína, que não são facilmente digeridas pelos pets.
Por isso, caso queira dar a bebida para o seu cão, opte pelos mais leves, como o chá de camomila e de cidreira. No mais, não se esqueça de avisar ao médico veterinário do seu cão sobre a introdução da bebida e suspenda imediatamente o consumo caso note efeitos adversos.
Comentários estão fechados.