Pesquisa diz que pessoas com dinheiro podem ser menos inteligentes
Todas essas informações são baseadas em dados de 59.387 homens suecos que completaram um teste de recrutamento militar
De acordo com um estudo realizado, ganhar bem não significa necessariamente que você é mais inteligente do que uma pessoa que não ganha tanto. Dessa forma, os pesquisadores identificaram que os que ganham salários mais altos, possuem mais recursos disponíveis devido ao histórico familiar de alguém e às oportunidades de sorte nas carreiras, do que por inteligência.
Segundo uma equipe de pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, do Instituto Universitário Europeu, na Itália, e da Universidade de Amsterdã, na Holanda, uma melhor capacidade cognitiva desempenha um papel mais importante na escala salarial. No artigo publicado foi escrito o seguinte:
“Descobrimos que a relação entre habilidade e salário é forte no geral, mas acima de € 60.000 (US$ 64.407) por ano, platôs de habilidade em um nível modesto de +1 desvio padrão”
Todas essas informações são baseadas em dados de 59.387 homens suecos que completaram um teste de recrutamento militar com 18 ou 19 anos. No entanto, embora isso limite as descobertas em termos de nacionalidade e gênero, ainda fornece uma amostra relativamente grande em uma variedade de níveis salariais e ocupações. Porém, isso não quer dizer que ser inteligente ou estudar muito não importa em termos de quanto você ganha. Mas, que nos níveis salariais mais altos, outros fatores entram em jogo, e esses fatores assumem mais importância.
Ainda de acordo com o estudo, com escalas salariais mais altas, o prestígio no trabalho não aumenta com a capacidade cognitiva, no caso de profissões como médicos, advogados e professores, mais prestígio não parece estar diretamente relacionado a mais renda.
Atualmente, os ultra ricos continuam a ficar mais ricos e possuem mais influência sobre os cenários políticos, sociais e econômicos globais. Esses ganhadores de topo nem sempre serão as pessoas mais inteligentes dos que ganham menos. Ainda segundo pesquisadores:
“Ao longo de uma importante dimensão de mérito – capacidade cognitiva – não encontramos evidências de que aqueles com empregos de alto nível que pagam salários extraordinários sejam mais merecedores do que aqueles que ganham apenas metade desses salários”.
Comentários estão fechados.