8 sinais de como o seu parceiro (a) está estimulando sua vergonha
Entenda se você está sentindo vergonha de atitudes do seu (sua) cônjuge.
A vergonha é algo que afeta a nossa vida cotidiana e as nossas relações. A professora e escritora Brené Brown, que é estudiosa do tema, indicou que o medo de se sentir vulnerável se dá devido à vergonha. Assim, torná-la protagonista incentiva a hostilidade e o ressentimento.
O sentimento de vergonha reflete no sentir-se como o erro do relacionamento. Comentários, mesmo não pensados, de pessoas próximas, fazem com que você se sinta envergonhada(o).
Leia mais: Mais intimidade: 12 perguntas profundas para fazer ao seu parceiro(a)
Entenda os sinais de como o seu parceiro (a) está estimulando sua vergonha
Agora confira os sinais aos quais você precisa ficar atento (a)!
1. Fraqueza social
A sociedade alimenta a ideia de que expor as emoções e compartilhar os sentimentos é sinal de vulnerabilidade. Com isso, no relacionamento há dificuldade em construir confiança e lealdade, pois existe o bloqueio de compartilhar as experiências negativas e positivas.
2. Comparação
Elas tendem a te comparar com algum familiar ou até mesmo com o (a) ex, a fim de diminuir ou menosprezar, afirmando que você não é tão bom (boa) como outra pessoa.
3. Vivem no passado
Em muitos momentos há a comparação do seu presente com quem você era no passado. Isso ocorre tanto para atitudes que elas julgam melhores que as atuais como expondo alguma atitude antiga sua da qual você não se orgulha.
4. Indiferença
Em um diálogo importante para você sobre as coisas que o incomodam, é normal ouvir de pessoas que tendem a te envergonhar e desconsiderar sua opinião falando sobre exagero ou drama. No momento de compartilhar as suas lutas e dificuldades, você não deveria ouvir essas coisas.
5, Negam as suas vitórias e conquistas
Eles tendem a desvalorizar e desincentivar os seus sonhos. Isso faz com que você não queira compartilhá-los por vergonha do julgamento, e isso inicia o silêncio na relação.
6. Sentimento de inferioridade
Em muitos momentos não precisam ser ditas palavras, mas as atitudes refletem a insatisfação do seu companheiro (a) com algo que você fez. O olhar e o sarcasmo são algumas das estratégias utilizadas para te calar ou diminuir.
7. Preocupação com os outros
Reforçam os pensamentos de insegurança, principalmente na sua aparência ou na forma de vestir. A preocupação com o que os outros vão pensar é, em maior parte, reflexo da insegurança do seu parceiro.
8. Expõe coisas particulares
Geralmente o cônjuge tem o costume de expor coisas particulares com o intuito de te envergonhar para amigos e familiares.
Comentários estão fechados.