Silabada
O português é uma língua que pode ser bem complexa e cheia de regras. Saiba o que é silabada e evite vícios de linguagem.
Os vícios de linguagem acontecem quando há alterações das normas da língua padrão, por descaso, descuido ou desconhecimento por parte do falante.
A gramática possui várias regras e aborda vários aspectos, um deles é a respeito dos sons das palavras.
A fonética é a área responsável por esse estudo e dentro dela está a prosódia, que trata do correto conhecimento da sílaba predominante, ou seja, da sílaba tônica.
Quando não há o conhecimento da sílaba tônica, principalmente em casos onde a palavra não recebe nenhum acento gráfico, pode-se cometer erros conhecidos como silabada.
A silabada é a alteração indevida no acento tônico da palavra, gerando erro de pronúncia. Esse erro é denominado erro de prosódia, ao confundirmos a posição da sílaba tônica.
Geralmente, o acento é proveniente da língua de origem e não por convenções gramaticais, como muitos pensam. Assim, o acento deve ser respeitado, pois pode acontecer de ser mal compreendido por emitir uma palavra diferente da que era pretendida.
Exemplos de silabada
Conheça algumas palavras que recorrentemente sofrerem silabada e evite erros:
- Circuito às vezes é pronunciada de forma incorreta quando é falada como circuíto;
- Gratuito é o correto e não gratuíto;
- Protótipo quando sofre silabada pode ser dito como prototípo;
- Filantropo dita como filântropo é incorreto;
- Arquétipo é a forma correta e não Arquetipo.
Você pode se interessar:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.