4 sinais comuns e sutis de que você está em um relacionamento tóxico
Padrões de comportamentos tóxicos que são discretos, mas são perigosos e você deve ficar atento. Saiba mais!
Qualquer pessoa está sujeita a entrar em um relacionamento tóxico, amoroso ou não. Para piorar, muitas vezes as pessoas nem percebem que o seu parceiro tem um comportamento controlador, já que esses sinais podem ser sutis, apesar de perigosos. Pensando nisso, preparamos este artigo com sinais comuns de um relacionamento tóxico.
Leia mais: Cuidado! Saiba quais são as 5 bandeiras vermelhas de um relacionamento
Muitos de nós visualizamos um parceiro controlador como alguém que repreende abertamente todos em seu caminho, é fisicamente agressivo ou constantemente faz ameaças ou ultimatos. Embora esses sinais sejam realmente preocupantes, há muitos sinais adicionais que podem aparecer de maneira bem diferente.
4 sinais sutis e muito comuns de que seu parceiro é controlador
Pessoas controladoras usam todo um arsenal de ferramentas para dominar seus parceiros. Às vezes, a manipulação emocional é complexa o suficiente para que a pessoa que está sendo controlada nem perceba o que se passa. Confira abaixo, alguns comportamentos:
- Te isola de amigos e familiares
Pode começar sutilmente, mas geralmente é o primeiro passo para uma pessoa controladora. O objetivo deles é tirar você da sua rede de apoio, portanto, para que você seja menos provável ou capaz de largá-lo.
- Ameaças veladas ou abertas
Algumas pessoas pensam que as ameaças precisam ser de natureza física para serem problemáticas. Mas existem ameaças que podem ser tão manipuladoras emocionalmente quanto a ameaça de violência física. Por exemplo, uma pessoa pode ser ameaçada de perder sua casa, acesso a seus filhos ou apoio financeiro se deixar o seu parceiro controlador ou abusivo (ou for deixado por ele). Se isso vai ocorrer ou não, é apenas uma maneira do controlador conseguir o que deseja.
- Usa a culpa como artifício
Muitas pessoas controladoras são habilidosas em fazer com que as próprias emoções de seus parceiros funcionem a favor deles. Essas pessoas manipulam seus sentimentos e te fazem sentir culpa por acontecimentos cotidianos, só para te ter sob controle.
- Ciúme hiperativo, acusações ou paranóia
O ciúme de um parceiro pode ser até considerado fofo no início de um relacionamento, mas, a depender de como ocorra, também deve ser visto com cuidado. Se essa pessoa vê todas as interações que você tem como flerte ou te culpa por interações inocentes, ele deve ser inseguro, ansioso, competitivo ou até paranóico. Por isso, fique atento, pois se esse padrão se torna presente e constante em seu relacionamento, essas pessoas controladoras estão, provavelmente, tentando ter controle sobre você também.
Comentários estão fechados.