Sinais que mostram que um relacionamento é tóxico
Por conta do nível de apego, uma pessoa pode não perceber que o relacionamento em que está lhe faz mal.
Um relacionamento amoroso precisa ser sinônimo de paz e amizade entre um casal, com respeito a ambas as partes. Porém, nem sempre é isso o que acontece, pois a dependência, a manipulação e as agressões podem tornar a relação muito tóxica. Por isso, é muito importante saber reconhecer os sinais de um relacionamento tóxico para não sofrer com ele.
Como identificar um relacionamento tóxico
Diz-se que a última pessoa a saber que um relacionamento é tóxico é aquela que é vítima do abuso. Isso porque, dentro da situação, é muito difícil saber que se está sendo manipulado. Desse modo, os sinais a seguir podem ser bem explicativos quanto a essa realidade, confira:
1. Pessoa não assume culpa
Sempre que existe um erro por parte da pessoa abusiva, nunca haverá um pedido de perdão. Ao contrário, essa pessoa irá tentar, a todo custo, transferir a culpa para você. Inclusive, muitas vezes a vítima acredita nisso.
2. Não há comunicação, mas silêncio
A comunicação, mesmo quando mais intensa, é sempre essencial para um bom relacionamento. No entanto, dentro de relacionamentos abusivos não se conversa sobre nada. Pelo contrário, o abusador sempre irá preferir ficar em silêncio quando a vítima confronta algo.
3. Só você trabalha pela relação
Um relacionamento é um compromisso entre duas partes, porém muitas vezes apenas um se compromete com a fidelidade e com a atenção. Em contrapartida, o abusador nunca irá assumir responsabilidade alguma e sempre irá se fazer de vítima quando você cobrar atitude.
4. A pessoa só te crítica
Dentro de um relacionamento abusivo nunca há elogios, mas sim críticas disfarçadas de “crítica construtiva”. Na verdade, o objetivo desses comentários é diminuir a autoestima da pessoa, e isso quase sempre dá certo.
5. Você está sempre cansado (a)
Outro sintoma importante de que se vive uma relação tóxica é o constante cansaço que se tem dentro dessa relação. Afinal, é muito exaustivo seguir com ânimo diante de tanto abuso. Ainda assim, as vítimas de uma relação abusiva raramente tomam a atitude de sair desse lugar.
6. Você justifica o comportamento ruim do outro
Por fim, precisamos dizer como as vítimas contribuem para essa situação. Por exemplo, quando alguém questiona sobre determinados comportamentos abusivos da outra pessoa da relação, ela prefere defender o abusador ao invés de repensar o relacionamento. Geralmente, isso acontece porque já existiu aí uma manipulação.
Comentários estão fechados.