Sinais tóxicos em um relacionamento que não devem ser ignorados: como identificar e agir corretamente
Você sabia que existem muitos traços "normais" de comportamento dentro de uma relação que podem ser considerados tóxicos? Entenda melhor aqui.
Existem situações que não podem ser consideradas normais dentro de um relacionamento. Elas podem revelar traços e comportamentos tóxicos do(a) nosso(a) parceiro(a) ou até de nós mesmos(as). Assim, é preciso avaliar essas situações e perceber se fazem parte do dia a dia.
Para auxiliar nesse sentido, trouxemos alguns comportamentos que não devem ser normalizados numa relação saudável. Veja a seguir!
1. Esperar que o(a) parceiro(a) leia nossa mente
Muitas pessoas esperam que o(a) parceiro(a) saiba magicamente quais são seus pensamentos e desejos, como se o outro tivesse o poder de ler a mente. Como isso não é possível, acabam se frustrando e questionando-se por que o(a) parceiro(a) não atendeu certa expectativa.
Esse comportamento apenas revela que a comunicação do casal não está boa, e isso deve ser uma prioridade.
O ideal é que, se você estiver se sentindo triste, por exemplo, em vez de tentar fazer com que o outro imagine isso, que fale abertamente sobre o assunto, deixando seus sentimentos claros.
2. Descontar no(a) parceiro(a) algumas emoções
Outro traço tóxico dentro de um relacionamento é quando você acaba descontando no(a) seu(sua) parceiro(a) emoções negativas de um dia ruim e, por exemplo, tratando o outro com rispidez.
Tente pensar no que aconteceu e falar abertamente como está se sentindo, para que ele(a) possa ter a chance de agir com empatia.
3. Fazer uma lista de erros cometidos
Dentro de uma relação, não é interessante que você fique relembrando erros do(a) parceiro(a) cometidos no passado. Isso não vai fazer com que vocês lidem melhor com os problemas atuais, conforme eles vão surgindo.
Como erros fazem parte da nossa vida, o ideal é sempre acertar as contas e colocar todas as expectativas na mesa, para que não aconteçam mais.
4. Chantagear emocionalmente o outro
Outro traço que também pode ser considerado tóxico em uma relação é quando existe chantagem emocional, pois isso pode comprometer todo o relacionamento.
Fazer uma chantagem ou ameaça emocional a cada problema que aparece sem dúvida é capaz de fazer um relacionamento durar muito menos do que poderia. Em vez disso, compartilhe seus sentimentos com seu(sua) parceiro(a) para que resolvam tudo juntos.
5. Ser ciumento(a)
O ciúme, dentro de uma relação, pode ser considerado comum por muitos, principalmente porque ainda há a crença de que esse sentimento é uma demonstração de amor, de cuidado, e isso não é verdade.
Isso porque o ciúme pode se tornar facilmente uma forma de controle, criando situações desnecessárias e até mesmo perigosas. Esse sentimento, na verdade, é um modo de demonstrar o quanto um confia no outro.
Por isso, apesar do ciúme ser uma emoção humana comum, não devemos normalizá-lo, pois ele pode causar grandes problemas, principalmente a longo prazo.
Comentários estão fechados.