Sinal 5G vai começar a funcionar hoje NESTE estado

Brasília será a primeira capital brasileira a ter a rede 5G.

A internet móvel de quinta geração está mais perto do nunca de se tornar uma realidade no Brasil, pois o 5G em Brasília vai começar a funcionar na próxima quarta-feira (06). Além disso, de acordo com Moisés Moreira, conselheiro da Anatel, a próxima cidade da lista deve ser Belo Horizonte.

Continue a leitura e saiba tudo sobre essa novidade que promete revolucionar a conectividade no país.

Leia mais: Trabalhadores receberão pagamento do lucro do FGTS no segundo semestre

5G no Brasil em julho

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou uma proposta do seu grupo técnico no início de junho, na qual ficou acertado que o prazo para o início do funcionamento da rede 5G nas capitais brasileiras será estendido até 29 de setembro deste ano.

Apesar da alteração no prazo, está mantido o cronograma que prevê a entrada do sinal em operação gradualmente até 2029 e o sinal será liberado antes nas cidades onde já existem condições técnicas para tal.

O grupo técnico da Anatel participou do evento Teletime Inc, realizado em São Paulo na tarde do último dia 04 e aprovou a ativação da rede 5G para a capital federal. Isso já será concretizado nesta quarta (06), enquanto as próximas cidades ainda não têm data certa para inauguração do serviço até o momento.

Faixa 3,5GHz

A faixa de 3,5GHz, que é usada pelo 5G, também é utilizada na transmissão do sinal da TV parabólica. Com o objetivo de evitar interferências, o sinal das antenas parabólicas será transferido para uma outra faixa de frequência, ao passo que a faixa de 3,5 GHz será usada exclusivamente para o 5G. Por isso, Kits de recepção do novo sinal das televisões parabólicas serão distribuídos à população em breve.

Mudança na legislação de antenas

Uma quantidade considerável de capitais e outros municípios brasileiros vão precisar alterar a legislação municipal no intuito de se adequarem às normas da Lei Geral de Antenas. Com isso, o objetivo é atender à necessidade de instalação de pelo menos uma antena por 100 mil habitantes.

5G deve revolucionar a conectividade no Brasil

A tecnologia 5G vai mudar a vida das pessoas e, sobretudo das empresas, pois possibilitará a interconexão entre mais aparelhos simultaneamente e permitirá a evolução da Internet das Coisas (IoT), uma vez que aparelhos com 5G vão aumentar a velocidade de transferência de dados e terão até 90% de economia no consumo de energia dos dispositivos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More