Sinal 5G vai começar a funcionar hoje NESTE estado

Brasília será a primeira capital brasileira a ter a rede 5G.

A internet móvel de quinta geração está mais perto do nunca de se tornar uma realidade no Brasil, pois o 5G em Brasília vai começar a funcionar na próxima quarta-feira (06). Além disso, de acordo com Moisés Moreira, conselheiro da Anatel, a próxima cidade da lista deve ser Belo Horizonte.

Continue a leitura e saiba tudo sobre essa novidade que promete revolucionar a conectividade no país.

Leia mais: Trabalhadores receberão pagamento do lucro do FGTS no segundo semestre

5G no Brasil em julho

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou uma proposta do seu grupo técnico no início de junho, na qual ficou acertado que o prazo para o início do funcionamento da rede 5G nas capitais brasileiras será estendido até 29 de setembro deste ano.

Apesar da alteração no prazo, está mantido o cronograma que prevê a entrada do sinal em operação gradualmente até 2029 e o sinal será liberado antes nas cidades onde já existem condições técnicas para tal.

O grupo técnico da Anatel participou do evento Teletime Inc, realizado em São Paulo na tarde do último dia 04 e aprovou a ativação da rede 5G para a capital federal. Isso já será concretizado nesta quarta (06), enquanto as próximas cidades ainda não têm data certa para inauguração do serviço até o momento.

Faixa 3,5GHz

A faixa de 3,5GHz, que é usada pelo 5G, também é utilizada na transmissão do sinal da TV parabólica. Com o objetivo de evitar interferências, o sinal das antenas parabólicas será transferido para uma outra faixa de frequência, ao passo que a faixa de 3,5 GHz será usada exclusivamente para o 5G. Por isso, Kits de recepção do novo sinal das televisões parabólicas serão distribuídos à população em breve.

Mudança na legislação de antenas

Uma quantidade considerável de capitais e outros municípios brasileiros vão precisar alterar a legislação municipal no intuito de se adequarem às normas da Lei Geral de Antenas. Com isso, o objetivo é atender à necessidade de instalação de pelo menos uma antena por 100 mil habitantes.

5G deve revolucionar a conectividade no Brasil

A tecnologia 5G vai mudar a vida das pessoas e, sobretudo das empresas, pois possibilitará a interconexão entre mais aparelhos simultaneamente e permitirá a evolução da Internet das Coisas (IoT), uma vez que aparelhos com 5G vão aumentar a velocidade de transferência de dados e terão até 90% de economia no consumo de energia dos dispositivos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.