Burnout pode ser reduzida em até 71% com jornada de 4x por semana
Você que trabalha, pelo menos, cinco vezes na semana, já pensou na possibilidade de reduzir essa carga horária? Veja como isso é possível.
Às vezes, uma semana de trabalho composta por cinco dias pode ser demais para os trabalhadores, de modo a levar, em casos extremos, à Síndrome de Burnout. A organização 4 Day Week Global estuda resultados a respeito da implementação de uma semana com apenas quatro dias úteis.
Recentemente, eles divulgaram o maior resultado do experimento. Na pesquisa, foram envolvidos 61 empresas e 2,9 mil funcionários. Veja abaixo em detalhes.
Síndrome de Burnout pode ser reduzida
O excesso de trabalho vem prejudicando milhares de trabalhadores, por isso foi desenvolvido um estudo, de seis meses, em que a carga horária foi reduzida sem nenhum tipo de alteração salarial.
Os resultados comprovaram que houve uma redução de 71% de Burnout e um leve aumento na produtividade.
Mais detalhes sobre a pesquisa
Realizada entre os meses de junho e dezembro do ano passado, os maiores ganhos foram em relação à saúde mental dos trabalhadores.
Cerca de 39% disseram estar menos estressados e 54% afirmaram ter menos emoções negativas. Além disso, 37% registraram melhoras na saúde física, 46%, menos fadiga e 40%, menos dificuldades para dormir.
Outro ponto importante que foi observado é que o tipo e tamanho da organização não interferem em nada na aplicação da estratégia.
A diferença é que os funcionários de empresas sem fins lucrativos tiveram um aumento no tempo gasto com exercícios físicos, enquanto os de construção registraram as maiores reduções de Burnout e de problemas com o sono.
A mudança também foi boa para a empresa
As empresas que participaram do experimento atribuíram a ele uma nota de 8,5. Observou-se que, embora houvesse a redução de um dia de trabalho, a receita das companhias subiu aproximadamente 1,4%.
No final, 56 empresas decidiram aderir a essa nova metodologia de trabalho. Das cinco que resolveram ir contra, duas delas decidiram testar a estratégia por mais um tempo.
Essa estratégia já está em escala mundial?
A 4 Day Week Global já testou o método em 91 companhias e 3,5 mil trabalhadores ao redor do mundo. Entre os países incluídos, podemos destacar: Estados Unidos, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Comentários estão fechados.