Sinonímia – Palavras distintas, significados iguais

Sinonímia é o fato linguístico em que duas ou mais palavras possuem significados iguais ou semelhantes. Saiba mais!

0

Hoje adentraremos em um conteúdo muito importante para a estilística textual, estudaremos sobre a sinonímia, suas especificidades semânticas, exemplos e relevância no estudo da Língua Portuguesa.

Sinonímia e relações semânticas

Na sociedade são imprescindíveis as interações, uma vez que por meio destas entramos em contato com o meio e com os indivíduos.

O estabelecimento das relações dá-se pela comunicação. Por meio de gêneros textuais verbais ou não verbais os indivíduos se conectam entre si. Este mecanismo é explorado pela semântica linguística.

Tendo em vista esta perspectiva e a importância atribuída à linguagem escrita na sociedade, é relevante conhecer o significado das palavras para o domínio da língua, pois, somente assim os indivíduos são capazes de selecionar as palavras adequadas para elaborar eficazmente sua mensagem.

Com isso, é necessário o conhecimento dos fatos linguísticos. Um dos fenômenos, fatos linguísticos mais relevantes é a sinonímia.

O que é sinonímia

A sinonímia corresponde a igualdade de significados entre palavras diferentes. Os sinônimos são palavras que possuem o mesmo significado, independentemente do contexto.

Exemplos de sinonímia

Vejamos os exemplos:

1: Os cachorros invadiram a plantação de milho. – Os cachorros alastraram-se pela plantação de milho.

2: Estamos preocupados com o péssimo desenvolvimento educacional do Brasil. – Estamos preocupados com o péssimo crescimento educacional do Brasil.

3: Minha mãe não fez o projeto. – Minha mãe não realizou o projeto.

4: A professora tem muito conhecimento acumulado. – A professora tem muita sabedoria acumulada.

Relevância da sinonímia

A sinonímia é relevante porque promove a diversidade vocabular; evita que os haja excessiva repetição de termos; retoma os termos já mencionados se assemelhando ao processo anafórico, pois na anáfora há retomada de elementos antes frisados.

Entretanto, o que a diferencia da sinonímia é que em muitas situações a anáfora repete exatamente as palavras destacadas anteriormente ou se utiliza de pronomes relativos e demonstrativos para a substituição. Na sinonímia isto não ocorre.

A sinonímia é importante, também, pois enriquece estilisticamente o texto, além de adequá-lo à situação conversacional e às interações comunicativas. Para a utilização adequada da sinonímia é recomendável o hábito da leitura, uma vez que o mesmo promove um enriquecimento linguístico, social e cultural.

Se você, leitor, não tem este hábito sugerimos que inicie aos poucos com textos curtos, depois troque por produções maiores, até chegar aos romances, teses e outros gêneros. Fica a seu critério.

Bem, este foi um pequeno esboço sobre o papel das relações semânticas e da sinonímia, para mais informações veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.