O sistema muscular representa cerca de metade do nosso peso corporal e é composto por células altamente especializadas. Os movimentos do nosso corpo são resultados de contrações e relaxamentos dos músculos.
As funções do sistema muscular são, junto com o sistema esquelético, garantir movimento e manter a postura do indivíduo e, também, produzir calor para manter a termorregulação.
Características do tecido muscular
- Excitabilidade: capacidade de receber e responder a estímulos;
- Contratilidade: habilidade de aumentar e diminuir de tamanho quando estimulado;
- Extensibilidade: capacidade de ser esticado ou estendido;
- Elasticidade: habilidade de voltar ao formato e tamanho original depois de ser contraído ou estendido.
Contração muscular
A coordenação interna de um organismo e o relacionamento dele com o meio ambiente são controlados pelo sistema nervoso.
A recepção das mensagens geradas pelo estímulo nervoso é papel do sistema sensorial. E a resposta a essa mensagem, geralmente em forma de movimento, é exercida pelos tecidos musculares.
Portanto, a contração muscular é um estímulo que compreende tanto células do sistema muscular quanto do sistema nervoso e sensorial.
Existem dois miofilamentos envolvidos nesse processo de contração muscular: a actina e a miosina. A interação desses dois filamentos é o que desencadeia a contração muscular.
Tipos de tecido muscular
Tecido muscular estriado esquelético
Nos músculos estriados, o arranjo dos miofilamentos de miosina e actina são bem definidos. Eles estão dispostos longitudinalmente nas células, formando as estrias que são características desse tipo muscular.
A repetição desse padrão forma os sarcômeros e, em cada sarcômero, filamentos finos de actina se alternam com os filamentos grossos de miosina.
O encurtamento ou relaxamento desses filamentos é o que produz a contração muscular. Por isso, o tecido muscular estriado esquelético é aquele que possui movimentos de contração voluntária, ou seja, controlados pelo indivíduo.
Tecido muscular estriado cardíaco
O tecido muscular estriado cardíaco é o principal constituinte das paredes do coração. Embora ele também seja um tecido estriado, ao contrário do tecido muscular estriado esquelético, seus movimentos são involuntários.
As fibras do tecido muscular estriado cardíaco são quadrangulares, apresentam somente um núcleo central, estão interconectadas umas as outras de modo que permitem a condução de estímulos entre elas.
Entre as fibras existe um disco intercalar que é formado pelo espessamento da membrana da célula. Essa é uma característica desse tecido que aumenta a força do músculo e facilita a condução do impulso para todas as fibras.
O tecido muscular cardíaco, quando em funcionamento normal, pode se contrair e relaxar, em média, 75 vezes por minuto.
Tecido muscular liso
As células do tecido muscular liso não possuem o arranjo de miofibrilas. Elas são menores, não possuem estriamento e têm movimento involuntário.
Apesar de não serem estriadas, o tecido muscular liso também possui miofilamentos de actina e miosina. No entanto, os miofilamentos estão espalhados pelo citoplasma das células.
O controle da contração e extensão dos músculos lisos é feita pelo sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático.
O tecido muscular liso está presente nas paredes dos órgãos digestivos, dos vasos sanguíneos, da bexiga e do útero.
Grupos de ação muscular
Os sistemas muscular e ósseo são interligados por tendões, ligamentos e pelo tecido fibroso. Na maioria das vezes, os movimentos são coordenados por ações conjuntas de todos esses elementos.
Dependendo do tipo de movimento, diferentes grupos de músculos são ativados. Os músculos que causam a ação desejada são chamados de agonistas. Os músculos que fazem oposição simultânea a esse movimento são chamados de antagonistas.
Também existem os músculos sinergistas que firmam, uniformizam o movimento e previnem movimentos indesejados, fazendo com que a ação dos agonistas seja eficiente.
Por fim, existem também os músculos fixadores que estabilizam a origem dos movimentos agonistas para que eles sejam eficientes.
Classificação dos grupos musculares e suas ações
- Extensores: proporcionam o estiramento do membro;
- Flexores: realizam a flexão de um membro;
- Adutores: conduzem os membros em direção ao centro do corpo;
- Abdutores: conduzem os membros em direção oposta ao centro do corpo;
- Rotadores: promovem o giro dos membros;
- Supinadores: possibilitam virar a palma da mão para cima;
- Pronadores: possibilitam virar a palma da mão para baixo.
Principais músculos do corpo humano
Mapa mental
Preparamos um mapa mental sobre o sistema muscular para te ajudar a sintetizar todo esse conteúdo!
Aproveite para colar ele em seu caderno e consultar sempre que estiver estudando.
Clique aqui para baixar esse mapa mental em PDF!
Veja também:
- Partes do corpo humano – Conheça quais são e suas funções
- Os 13 sistemas do corpo humano
- Mapa mental – Sistemas do corpo humano
- Mapa mental – Sistema cardiovascular ou circulatório
- Mapa mental – Sistema digestório
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.