Sistema urinário – Órgãos, função, anatomia e principais características

O sistema urinário é essencial para o funcionamento do corpo, pois é responsável pela eliminação das impurezas do organismo. Conheça suas principais características e suas funções.

0

O corpo é formado por vários órgãos que juntos atuam para o seu bom funcionamento. Porém, existem sistemas que desempenham funções necessárias para o desempenho de todo o organismo no qual estão inseridos.

Um desses é o sistema urinário. Confira quais são os seus órgãos, funções e principais características.

O que é e função do sistema urinário

O sistema urinário é o conjunto de órgãos responsáveis pela produção e eliminação da urina, a qual tem a função de filtrar o sangue que circula no organismo e filtrar suas impurezas, as eliminando e expelindo pela urina.

Todos os órgãos e células do corpo humano são irrigados por sangue. Com isso, o sangue provém substâncias nutritivas para as células e também recebe componentes residuais ou tóxicos das mesmas.

Esses resíduos presentes na urina podem ser resultado do processo metabólico normal das células, que geram excretas, ou de substâncias que estão em excesso no sangue, sendo necessária sua diminuição.

O sangue necessita eliminar essas substâncias do organismo e esse processo todo é realizado através do sistema urinário.

Junto a todas esses resíduos está a água, substância necessária para dissolver todos esses rejeitos.

Os órgãos constituintes desse sistema são:

  • Dois rins;
  • Dois ureteres;
  • Uma bexiga;
  • Uma uretra.

Apesar da maior parte dessas substâncias serem eliminadas pela urina, elas podem ser eliminadas, também, pelas glândulas sudoríparas ou pelo sistema respiratório, eliminando gás carbônico.

Rins

Rins - Características e funções

O sistema urinário possui dois rins, sendo localizados na parte superior da cavidade abdominal, um em cada lado da coluna vertebral. Além disso, eles possuem a cor vermelha e o tamanho aproximado de uma mão fechada, com o formato semelhante ao de um grão de feijão.

Eles são ligados diretamente ao sistema circulatório, pois o sangue passa em seu interior. Assim, o sangue entra em contato com o órgão através da artéria renal, que forma um emaranhado de ramificações chamados de glomérulos, e pela veia renal.

Além disso, os rins possuem os néfrons, unidades funcionais que atuam na filtração. Esses néfrons são pequenos filtros que extraem os produtos residuais. Ademais, em cada uma dessas unidades possui uma cápsula glomerular e tubos renais, formando o néfron.

No interior das cápsulas glomerulares estão os glomérulos, emaranhado de finas ramificações da artéria renal contorcidas. Já os túbulos renais são túbulos que encaminham o sangue para os glomérulos, divididos em túbulo contorcido proximal, alça néfrica e túbulo contorcido distal.

Com isso, é na capsula glomerular que acontece a filtração, quando parte do plasma sanguíneo extravasa do glomérulo para a cápsula glomerular. Assim, nesse conteúdo extravasado, chamado de filtrado, ainda está todos os componentes presentes no sangue.

A partir desse momento, o filtrado passa para os túbulos renais, onde acontecerá a reabsorção das substâncias úteis ao organismo, processo chamado de reabsorção renal.

A reabsorção acontece de forma que as células do túbulo renal reabsorvem as substâncias úteis, despejando-as nos vasos capilares sanguíneos que envolvem os túbulos.

Assim, algumas das substâncias descartadas pela urina são:

  • Pequena quantidade de água;
  • Ureia;
  • Ácido úrico;
  • Amônia.

Após isso, os resíduos que foram retirados nos néfrons são enviados para os ureteres e depois para a bexiga. As substâncias úteis para o organismo que não são eliminadas voltam ao sangue, como:

  • Água;
  • Glicose;
  • Vitaminas;
  • Aminoácidos;
  • Sais minerais.

Ureteres

Os ureteres são os dois tubos que ligam os rins à bexiga. Eles são responsáveis pela condução da urina entre esses dois órgãos. Além disso, são musculosos e elásticos.

Bexiga

A bexiga é um órgão com paredes musculares e bastante elástico. Está localizada na pelve e tem como função o acúmulo de urina, sendo capaz de armazenar em um indivíduo adulto de 700 mL a 800 mL de urina.

Para realizar a micção, o sistema nervoso autônomo parassimpático, responsável pela contração, contrai os músculos do órgão e a urina é eliminada.

Uretra

A uretra é o canal que conduz a urina da bexiga para fora do corpo, por meio de um tubo muscular. A uretra se difere no organismo masculino e feminino.

uretra feminina possui cerca de 5 centímetros de comprimento, sendo canal de transporte apenas de urina. Ela liga a bexiga à vulva. Já a uretra masculina mede cerca de 16 centímetros e trasporta urina e esperma para fora do corpo. A uretra masculina liga a bexiga ao pênis.

Veja também: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.