Vitaminas – Resumo

Quer saber o que são vitaminas e quais as suas funções no organismo? Confira nosso resumo.

0

O que são vitaminas? As vitaminas são compostos orgânicos que, em geral, os seres vivos não produzem em quantidades ideais, mas necessitam para sobreviver.

As vitaminas são adquiridas principalmente através da alimentação com uma dieta equilibrada e/ou suplementação através de cápsulas sintéticas.

Nos seres humanos podemos encontrar 13 tipos de vitaminas diferentes. Confira a seguir um resumo sobre vitaminas.

Utilização e funções das vitaminas no organismo

Nem sempre as vitaminas são obtidas nas formas que o corpo utiliza, muitas vezes elas entram no organismo como provitaminas, substâncias maiores que são processadas para dar origem as vitaminas necessárias.

Dentre as provitaminas mais conhecidas estão os carotenoides: substâncias lipossolúveis presentes nas plantas que podem exibir cores que variam entre o amarelo e vermelho. Os carotenoides estão presentes em animais, plantas, algumas algas, fungos e bactérias.

Algumas provitaminas, apesar de serem essenciais para vida de alguns animais, só podem ser obtidas pela ingestão de vegetais pois não são sintetizadas por nenhum animal, como o ergosterol, por exemplo.

Vitaminas hidrossolúveis

Nos seres humanos encontramos 9 vitaminas hidrossolúveis: oito tipos de vitamina B e a vitamina C.

Por serem solúveis em água elas são absorvidas no intestino, utilizadas no sistema circulatório e o excesso é excretado pela urina com maior facilidade pelo organismo e, por isso, devem estar presente frequentemente na alimentação para reposição constante.

Vitaminas lipossolúveis

São aquelas vitaminas que só podem ser solubilizadas em lipídeos, ou seja, são insolúveis em água. Dentre os 13 tipos de vitaminas presentes nos seres humanos, quatro delas são hidrossolúveis: vitaminas A, D, E e K.

A vitaminas lipossolúveis são absorvidas no trato intestinal com a ajuda de moléculas de lipídeos da bile e do suco pancreático, só então elas são transportadas pelo corpo através do sistema linfático para os tecidos onde serão utilizadas e/ou armazenadas.

Por serem menos solúveis elas são mais facilmente armazenadas pelo organismo, e por esse motivo são mais propensas a causarem hipervitaminose.

Hipervitaminose

A hipervitaminose é o armazenamento excessivo de vitaminas no organismo que pode ter um sintoma tóxico, causando desde um efeito laxativo até consequências mais raras e graves como o envenenamento.

Leia mais: 10 Doenças causadas pela falta de Vitamina D – Para que serve a vitamina? Onde encontrar?

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.