Sódio

O sódio não é encontrado como um metal livre na natureza, mas está ligado a outros elementos na forma de compostos.

0

Sódio (símbolo químico Na, número atômico 11) é um membro de um grupo de elementos químicos conhecidos como metais alcalinos. De cor prateada, é macio, ceroso e leve.

Sódio - Tabela Periódica

É altamente reativo, oxidando rapidamente no ar e reagindo violentamente com a água para produzir o hidróxido de sódio alcalino e gás hidrogênio.

Dada a sua reatividade, o sódio não é encontrado como um metal livre na natureza, mas está ligado a outros elementos na forma de compostos. Também ocorre como cátions na água do mar.

História

Compostos de sódio são conhecidos há muito tempo. O próprio metal foi isolado pela primeira vez em 1807, quando Sir Humphry Davy realizou a eletrólise da soda cáustica (hidróxido de sódio). O sódio foi depositado no cátodo.

O nome sódio vem da palavra italiana soda, que significa ‘sem sabor’. O símbolo do sódio, Na, vem do nome neo-latino para um composto de sódio comum chamado natrium. Esse nome, por sua vez, vem do grego nítron, uma espécie de sal natural. Na Europa medieval, um composto de sódio com o nome latino, sodanum, era usado como remédio para dor de cabeça.

Para quê serve?

O metal de sódio pode ser usado para isolar alguns outros metais de seus compostos, suavizar superfícies de metal e fabricar vários compostos. As lâmpadas de vapor de sódio fornecem iluminação brilhante a baixo custo. Uma liga de sódio e potássio (NaK) é um meio de transferência de calor e um agente redutor químico.

Além disso, os compostos de sódio têm numerosas aplicações. O sal comum, é o cloreto de sódio, amplamente utilizado como aromatizante de alimentos. Ele fornece ao corpo os íons de sódio, que são nutrientes essenciais, mas quantidades excessivas são prejudiciais à saúde. Também é um agente para descongelar rodovias no inverno.

O bicarbonato de sódio é um antiácido, um agente de fermentação na panificação e um ingrediente em algumas formas de creme dental. O hidróxido de sódio é uma poderosa base química, mas o bicarbonato de sódio e o carbonato de sódio também são usados ​​para aumentar a alcalinidade das soluções.

O carbonato, cloreto e hidróxido de sódio são importantes produtos químicos industriais, usados ​​na fabricação de vidro, papel, celulose, têxteis, sabões, detergentes e outros sais de sódio.

Características

Como metal alcalino, o sódio encontra-se no grupo 1 (antigo grupo 1A) da tabela periódica, entre o lítio e o potássio. Além disso, está no início do período 3, situado pouco antes do magnésio.

Seguindo os outros metais alcalinos, o metal de sódio é um metal leve, reativo e macio. Devido à sua extrema reatividade, sua ocorrência na natureza toma a forma de compostos, nunca como o elemento puro. O metal de sódio flutua na água e reage violentamente com ele, liberando calor, gás hidrogênio e solução de hidróxido de sódio cáustico.

Sob extrema pressão, o sódio se afasta das regras padrão para mudar para um estado líquido. A maioria dos materiais precisa de mais energia térmica para derreter sob alta pressão do que na pressão atmosférica normal. A uma pressão de 30 gigapascals (300.000 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar), a temperatura de fusão do sódio começa a diminuir. Em cerca de 100 gigapascals, o sódio derrete perto da temperatura ambiente.

Dados

Massa atômica – 22,98976928(2) u
Configuração eletrônica – [Ne] 3s¹
Elétrons – 2, 8, 1
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 370,95 K
Ponto de ebulição – 1156 K
Entalpia de fusão – 2,598 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 96,96 kJ/mol

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.