Sofre com escoliose? Conheça alguns exercícios que irão te salvar!

Os exercícios podem ser um complemento ao tratamento médico indicado para pacientes com escoliose.

A escoliose é uma doença capaz de gerar inúmeras dores ao longo da coluna e em todo o corpo, já que ela se dá pela coluna vertebral. Na verdade, trata-se de um desvio na coluna, que assume um formato semelhante ao de um S.

Por isso, é necessário que haja tratamento médico, inclusive com uso de medicação e sobretudo fisioterapia para aliviar as dores. Além disso, outro aliado muito importante é a atividade física, e por isso separamos alguns exercícios para escoliose que poderão ajudar a aliviar os sintomas.

Leia mais: Confira os melhores exercícios para melhorar dores no pescoço.

Dicas de exercícios para escoliose

  • Abrace as pernas

Esse é um exercício muito simples e conhecido, e ao mesmo tempo bastante eficiente para o alívio da dor. No caso, o objetivo é fazer com que a coluna se estique para aliviar o incômodo. Logo, você precisará deitar no chão de barriga para cima. Em seguida, conduza as pernas à altura do tronco, porém sem suspender o seu corpo, pois apenas as pernas devem se mover. Ao repetir o exercício pelo menos dez vezes, certamente você notará alívio nas dores.

  • Alongamento de cabeça para baixo

Calma que você não precisará plantar bananeira ou algo parecido, visto que o exercício consiste apenas em te manter em quatro apoios. Assim, desça o corpo de modo que você consiga tocar o chão com as suas mãos, porém só o tronco deve descer. Ou seja, seus joelhos e quadril deverão estar posicionados e alinhados aos pulsos. Desse modo, você estará “de cabeça para baixo”, mas não se esqueça de não dobrar os joelhos.

Logo depois, faça exercícios de respiração, inspirando e expirando. Tenha sempre em mente que, ao inspirar, você deverá olhar para a frente, abrir o peito e girar os ombros para trás. Isso fará com que o seu quadril fique elevado, ao passo que, ao expirar, você deve conduzir o queixo ao peito.

  • Klapp

Por fim, temos outro exercício bem simples, mas que dessa vez irá exigir bastante da sua coordenação motora. Ao ficar em posição de quatro no chão, com joelhos e mãos apoiados, estique um braço para a frente, porém sem sair da posição. Desse modo você ficará em três apoios, mas o exercício não para por aí, pois você deve esticar a perna do lado oposto.

Assim, você ficará em dois apoios e deve se manter nessa posição por, no mínimo, 15 segundos. Logo em seguida, descanse um pouco e faça o mesmo movimento com os outros dois membros, com a alternação correta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More