Sonda espacial capta imagens surpreendentes da Terra e Lua juntas

A sonda Mars Express, que está em Marte coletando material para estudo, captou imagens inéditas e impressionantes do nosso planeta e seu satélite natural.

Em comemoração aos 20 anos do lançamento da sonda Mars Express, foi divulgado pela Agência Espacial Europeia (ESA, da sigla em inglês) uma nova imagem que retrata a Terra e a Lua de uma perspectiva única: vistas de Marte, capturadas pela sonda.

Essas imagens foram capturadas durante as celebrações dessa importante marca na história da missão. Confira abaixo!

Incrível imagem da Terra e Lua juntas  

A visão da Terra e de sua lua a partir da sonda Mars Express pode não ser a mais impressionante em termos visuais, mas ela ainda consegue transmitir uma sensação melancólica conhecida como o “Pálido Ponto Azul”.

Essa expressão foi inspirada por Carl Sagan, um renomado cientista e comunicador, que ficou fascinado por uma foto única capturada pela sonda Voyager 1 da NASA em 1990.

Enquanto continuava sua jornada pelo espaço, a Voyager 1 registrou uma imagem da Terra a uma distância de 6 bilhões de quilômetros, como um pequeno ponto azul brilhante no vasto universo.

Essa visão inspirou Sagan a proferir sua famosa palestra, na qual ele refletiu sobre o fato de que a Terra era o único lar conhecido da vida e enfatizou a importância de nos tratarmos com respeito e cuidado, além de preservarmos nosso planeta.

De acordo com Jorge Hernández Bernal, membro da equipe da Mars Express e responsável por conceber essa imagem, o intuito da divulgação das imagens foi justamente refletir o que Carl Sagan disse.

“Nesta ocasião especial do 20º aniversário da Mars Express desde o lançamento, queríamos trazer de volta as reflexões de Carl Sagan que continuam relevantes nos dias de hoje, quando as mudanças climáticas e a crise ecológica tornam essas mensagens mais válidas do que nunca”, disse.

A série de fotos foi capturada pela Câmera Estéreo de Alta Resolução (HRSC) a bordo da Mars Express, que normalmente é utilizada para observar as duas luas e as estrelas a partir de Marte.

(Foto: ESA/Reprodução)

Essas imagens da Terra e da Lua foram registradas nos dias 15, 21, 25, 27 e 2 de junho de 2023, cobrindo mais da metade da órbita mensal da Lua ao redor da Terra.  A última foto da série foi tirada em celebração ao aniversário de lançamento da Mars Express em 2 de junho de 2003.

Pouco antes de um importante evento comemorativo, as imagens de Marte capturadas pela Câmera de Monitoramento Visual (VMC) da espaçonave foram transmitidas “ao vivo” para a Terra.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.