“Arca de Noé”: startup japonesa projeta cidade flutuante para 40 mil pessoas

A iniciativa, que foi apelidada de “Arca de Noé”, visa criar soluções de moradia digna e segura para habitantes de uma região da costa do Japão.

Parece uma história de ficção científica, mas uma startup japonesa está de fato desenvolvendo uma cidade flutuante em um projeto incrível.

Apelidada de “Arca de Noé”, em alusão ao termo bíblico que designa um barco gigante capaz de carregar pessoas e animais, a estrutura futurista poderá abrigar até 40 mil pessoas.

Veja também: Japão muda consentimento para relações sexuais de 13 para 16 anos

A empresa N-Ark, idealizadora da Arca, é especializada em inovação e foca seus trabalhos para reinventar a arquitetura litorânea com fins sociais. Essa é a mentalidade que se coloca à frente do projeto da cidade flutuante.

Cidade flutuante no Japão terá de tudo

Foto: Reprodução/N-Ark

Segundo as informações que circulam na imprensa japonesa, a cidade flutuante será chamada de Dogen City e terá infraestrutura completa para as 40 mil pessoas, como já foi citado.

Ela contará com setores de turismo, hospitais e até uma área para lançamento de foguetes espaciais. Dogen City seria uma solução para o possível aumento do nível do mar no futuro, causado pelas mudanças climáticas da Terra.

A elaboração da cidade flutuante nasceu do projeto de inovação New Ocean, em parceria público-privada do Japão. Como mencionado, o objetivo é promover soluções contra desastres naturais que possam acontecer no futuro.

Mais detalhes sobre a ‘Arca de Noé’ do Japão

Com capacidade para receber cerca de 30 mil turistas por mês, a Dogen City, de acordo com a N-Ark, foi projetada para resistir a diversas condições climáticas, inclusive a possibilidade de um tsunami.

Segundo dados fornecidos pela empresa, a cidade consumirá cerca de 2 milhões de litros de água anualmente, produzirá 3.288 toneladas de resíduos, 7 mil toneladas de alimentos e 22.265 mil KW de energia.

A cidade possui um diâmetro de aproximadamente 1,58 km e uma circunferência de 4 km, seguindo o conceito japonês conhecido como “1 ri, 1 hora”. Embora funcione como uma cidade, a habitabilidade se assemelha à de uma pequena aldeia.

Conforme apontaram as autoridades envolvidas no projeto da cidade flutuante, a previsão de conclusão é para 2050. Até lá, novas informações sobre a Dogen City devem ser divulgadas aos poucos pela imprensa mundial.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.