Suco de laranja? Nem pensar! Entenda por que devemos evitar suco da fruta
Por muitos anos, associamos o suco de laranja a uma dieta saudável. Entretanto, estudos recentes provam o contrário.
Feche os olhos e imagine um café da manhã saudável. O mais saudável que você possa acreditar que é. Com toda a certeza, você colocou uma jarra de suco de laranja em sua fantasia, não é mesmo? Pois saiba que a bebida não é tão saudável quanto você pensa.
O hábito de consumir essa bebida é passado de geração em geração, e a maioria das pessoas não considera a possibilidade de abandoná-la. Afinal de contas, é uma opção prática para começar o dia com os dois pés na porta. Sendo assim, por que o suco de laranja faz mal? É o que vamos descobrir neste texto!
Mas a laranja não é uma fruta supersaudável?
Sim! A laranja é uma fruta rica em carboidratos simples e, principalmente, vitamina C. Além disso, seu bagaço tem uma quantidade considerável de fibras, potássio, folatos e cálcio.
Esses nutrientes nos dão um aumento da função imunológica, melhora da digestão e a redução da inflamação e do estresse oxidativo no sistema cardiovascular. Porém, é importante destacar que essas propriedades são efetivas quando a fruta é consumida inteira, e não como suco.
Então, quais os perigos de consumir suco de laranja?
Ao beber o suco de laranja, você consome duas ou três unidades da fruta, com uma maior concentração de seus açúcares, mas sem as fibras e as demais substâncias do bagaço. Esse aumento pode afetar os níveis de açúcar no sangue, o que é perigoso principalmente para pessoas com diabetes.
Além disso, pessoas com azia frequente devem avaliar a tolerância. Afinal, o suco contém grandes quantidades de ácido cítrico, aumenta a acidez do estômago e pode gerar sintomas de desconforto. A falta de fibras também reduz a sensação de saciedade e pode provocar um pico e uma queda de açúcar no sangue, aumentando o peso em longo prazo.
Segundo o médico norte-americano Robert Lustig, autor de “Fat Chance: The Bitter Truth About Sugar”, beber suco de fruta é pior do que beber refrigerante. Ao descartar a fibra da fruta, a absorção de frutose é aumentada e a presença de nutrientes, principalmente da vitamina C, é diminuída.
Mas calma! Há um modo de continuar com seu hábito
Se você já está muito acostumado a tomar o seu suco de laranja todos os dias, há uma solução. A recomendação é não consumir a bebida em excesso e, sempre que possível, consumir a fruta inteira, principalmente após as refeições.
A laranja é uma fruta com muitos benefícios para a saúde. Entretanto, é importante lembrar que essas propriedades são efetivas quando a fruta é consumida inteira – e com bagaço! –, e não como suco.
Comentários estão fechados.