Tabuleiro Ouija: o que é e por que Silvio Santos queria um?
Tiago Abravanel, neto do apresentador, revelou que Silvio Santos comprou um desses tabuleiros pela internet pouco antes de falecer.
A partida de Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira, trouxe à tona diversas histórias e curiosidades sobre sua vida.
Considerado o maior apresentador da história da TV, Silvio deixou um legado imensurável, mas também levantou questões inusitadas que ganharam destaque nos últimos dias.
Uma dessas revelações foi feita por Tiago Abravanel, neto mais velho de Silvio Santos, durante uma entrevista ao programa ‘Fantástico’, da Rede Globo.
Tiago afirmou que, pouco antes de adoecer, seu avô teria adquirido um tabuleiro Ouija pela internet.
Apesar de não ter fornecido detalhes sobre o motivo da compra, Tiago mencionou que Silvio gostava de adquirir diversos itens pela internet, e essa compra específica despertou a curiosidade do público.
O assunto rapidamente se espalhou nas redes sociais, gerando um debate sobre o significado do tabuleiro Ouija e sua função. Muitas pessoas começaram a se perguntar: afinal, o que é esse misterioso objeto?
O que é um tabuleiro Ouija?
Trata-se de um objeto associado à comunicação com o mundo espiritual. Criado oficialmente em 1890 por Elijah Bond, o Ouija foi patenteado como um “tabuleiro de conversação” e comercializado como um brinquedo que alegadamente permitiria aos usuários se comunicarem com espíritos.
Uma das várias versões do tabuleiro Ouija – Imagem: Wikimedia Commons/reprodução
A empresa responsável pela disseminação do tabuleiro nos Estados Unidos e depois no mundo foi a Kennard Novelty, dirigida pelo empresário William Fuld, conhecido como “o pai do tabuleiro Ouija” nos EUA.
O sucesso com o item foi tanto que, em 1892, Fuld mudou o nome de sua empresa para The Ouija Novelty.
O tabuleiro é composto por letras do alfabeto, números de 0 a 9, e as palavras “sim”, “não” e “adeus”.
Para usá-lo, os participantes colocam os dedos sobre um pequeno dispositivo chamado planchette, que supostamente se move de forma autônoma, guiada pelos espíritos, para soletrar mensagens.
Apesar de ter sido inicialmente comercializado como um jogo, o Ouija rapidamente ganhou uma reputação mística.
Alguns acreditam que ele é uma porta de comunicação com o além e até um instrumento perigoso, enquanto outros o veem como uma mera curiosidade.
Comentários estão fechados.