Tálio

O tálio é um metal macio e maleável. Quando recém cortado, parece com estanho, mas fica cinza quando exposto ao ar.

0

O tálio (símbolo químico Tl, número atômico 81) é um metal macio e maleável. Quando recém cortado, parece com estanho, mas fica cinza quando exposto ao ar.

Este elemento e seus compostos são altamente tóxicos e precisam ser manuseados com extremo cuidado. Ele tem sido usado em vários assassinatos, ganhando o apelido de “pó de herança”, juntamente com arsênico.

Apesar de sua toxicidade, o tálio e seus compostos servem a muitos propósitos úteis. Por exemplo, o tálio é usado em certos materiais semicondutores e detectores de raios gama.

O óxido de tálio tem sido usado para fabricar vidros com alto índice de refração. Seu sulfeto é útil em fotocélulas e seu amálgama (liga com mercúrio) é usado em termômetros para medições de baixa temperatura.

Alguns compostos de tálio foram usados ​​no passado como venenos de rato e inseticidas, mas esses usos foram descontinuados em muitos países, com base em preocupações de segurança.

História

O tálio (da palavra grega τάλλός , que significa “broto verde” ou “galho”) foi descoberto por Sir William Crookes em 1861, na Inglaterra, enquanto fazia determinações espectroscópicas de telúrio em resíduos de ácido sulfúrico. O nome vem das linhas de emissão espectral verde brilhante do tálio. Crookes e Claude-Auguste Lamy isolaram o metal independentemente um do outro em 1862.

Características

Na tabela periódica, o tálio encontra-se no grupo 13 (antigo grupo 3A), que é o mesmo grupo do alumínio, gálio e índio. Consequentemente, suas propriedades se assemelham aos desses três elementos.

Além disso, situa-se no período cinco, entre mercúrio e chumbo. Também é dito que é um dos “metais pobres” – elementos localizados entre os metais de transição e os metaloides na tabela periódica.

O tálio é muito macio e maleável e pode ser cortado com uma faca. Quando exposto ao ar pela primeira vez, ele tem um brilho metálico, mas rapidamente mancha e adquire um tom cinza-azulado que se assemelha ao chumbo.

Uma camada pesada de óxido se acumula no tálio se for deixada no ar. Na presença de água, o hidróxido de tálio é formado. Para preservar o metal, ele é armazenado sob óleo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.