Taurina em bebidas energéticas como a Red Bull pode ser o segredo para viver até os 100 anos
Cientistas descobriram que a taurina aumentou a expectativa de vida de camundongos. Isso quer dizer que esse energético pode te dar muito mais do que asas!
Uma nova pesquisa sugere que o slogan de décadas da Red Bull, “Red Bull te dá asas”, pode conter alguma verdade. Os cientistas concluíram um estudo em que forneceram taurina, um ingrediente comumente adicionado às bebidas energéticas.
Os testes foram feitos em ratos e, surpreendentemente, os animais que receberam taurina viveram, em média, três a quatro meses a mais em comparação com aqueles que não receberam.
Os especialistas da Universidade de Columbia afirmaram que os ratos que receberam taurina tiveram aumento na expectativa de vida, o que equivaleria a cerca de sete a oito anos humanos.
Além disso, eles observaram que a taurina teve efeitos benéficos no processo de envelhecimento dos ratos, ajudando a evitar problemas comuns à idade, como ossos enfraquecidos e perda muscular.
Red Bull prolonga a vida de humanos?
Algumas pesquisas em humanos também sugerem que níveis mais altos de taurina no corpo podem estar associados a uma melhor saúde, mas a taurina não está presente apenas nas bebidas que dão energia.
Os resultados preliminares sugerem que a taurina pode ter benefícios para a saúde e o envelhecimento em ratos, mas ainda não passaram das etapas dos testes.
É indispensável a realização de mais pesquisas e estudos para conseguirmos compreender o efeito na saúde humana.
Ao compartilhar os resultados na revista Science, os pesquisadores expressaram a crença de que a taurina tem potencial e pode ser um elemento promissor para futuras pesquisas sobre longevidade e saúde.
A lata de Red Bull, por exemplo, contém aproximadamente 1g de taurina. É importante lembrar que o elemento é um tipo de aminoácido que desempenha um papel importante em várias funções do corpo, incluindo a manutenção da função muscular, a visão e o metabolismo.
Além disso, a taurina é conhecida por seu suporte ao sistema nervoso central e ao sistema imunológico.
Seguindo a linha de estudo, a pesquisa conduzida pelos cientistas envolveu um estudo com 250 camundongos com idade de 14 meses, o que é aproximadamente equivalente a 45 anos de idade em humanos.
Metade dos camundongos recebeu taurina diariamente, enquanto a outra metade recebeu uma solução de controle.
Como já mencionado, os resultados do estudo indicaram que os ratos que receberam taurina viveram cerca de 12% a mais em comparação com o grupo de controle. Os machos viveram 10% a mais comparado ao grupo que não recebeu a taurina.
No Reino Unido, a expectativa média de vida é de 82 anos para homens e 86 anos para mulheres. Se os resultados observados em camundongos pudessem ser confirmados em humanos, isso poderia potencialmente resultar em um aumento para 88 anos em homens e 94 anos em mulheres.
Comentários estão fechados.