Telúrio
De cor prateada, o telúrio parece-se com estanho, mas quimicamente está mais relacionado com selênio e enxofre.
De cor prateada, parece-se com estanho, mas quimicamente está mais relacionado com selênio e enxofre.
Para que serve?
Este elemento é usado principalmente em ligas. Por exemplo, quando adicionado ao chumbo, aumenta a força e a durabilidade do metal. Quando ligado com aço inoxidável e cobre, torna-os mais viáveis.
Quando ligado com cádmio e mercúrio, forma um semicondutor sensível à infravermelho . Além disso, é usado em cerâmica, óculos e detonadores. O telureto de bismuto é útil para dispositivos termoelétricos, e o telureto de cádmio tem aplicações potenciais em células fotovoltaicas para energia solar.
No entanto, telúrio e seus compostos devem ser considerados tóxicos e precisam ser manuseados com cuidado. A exposição a pequenas quantidades de telúrio pode gerar um odor desagradável na respiração, no suor e na urina.
Sintomas adicionais de exposição ao elemento ou seus compostos (em concentrações relativamente altas) incluem dor de cabeça, dispneia, fraqueza, erupção cutânea, um gosto metálico na boca e manchas azul-pretas nos dedos, pescoço, face e gengivas.
História
Telúrio (da palavra latina tellus, que significa “terra”) foi descoberto em 1782 pelo húngaro Franz-Joseph Müller von Reichenstein (Müller Ferenc) na Transilvânia. Outro cientista húngaro, Pál Kitaibel, descobriu o elemento de forma independente em 1789, mas depois deu crédito a Müller.
A década de 1960 trouxe crescimento em aplicações termelétricas para o telúrio, bem como seu uso em aço de usinagem livre, que se tornou o uso dominante.
Características
Na tabela periódica, o telúrio está localizado no grupo 16 (anteriormente grupo 6A), entre o selênio e polônio. Juntamente com enxofre, selênio e polônio, é um membro da família dos calcogênios. Além disso, está no período cinco, entre antimônio e iodo .
Em seu estado puro e cristalino, o telúrio tem uma cor branca prateada e um brilho metálico. Quando o elemento é precipitado de uma solução de ácido telúrico, parece ter uma forma amorfa. Há, no entanto, algum debate se esta forma é realmente amorfa ou composta de cristais minúsculos.
O telúrio é quebradiço e pode ser facilmente pulverizado. Quando queimado no ar, produz uma chama azul-esverdeada e forma dióxido de telúrio. Em seu estado fundido, o elemento é corrosivo para cobre, ferro e aço inoxidável.
Quimicamente, o telúrio está relacionado ao enxofre e ao selênio e forma compostos semelhantes. No entanto, enquanto o enxofre e o selênio são não-metais, o telúrio (assim como o polônio) é classificado como metaloide.
Dados
Massa atômica – 127,60 u
Configuração eletrônica – [Kr] 4d10 5s2 5p4
Elétrons – 2, 8, 18, 18, 6
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 722,66 K
Ponto de ebulição – 1261 K
Entalpia de fusão – 17,49 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 114,1 kJ/mol
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.