Tem excesso de gases e flatulências? Saiba o que pode ser
Frequência de flatulências, mal cheiro e demais sintomas agregados podem indicar problemas na sua digestão.
Os gases surgem quando nos alimentamos, pois se trata da entrada de ar em nosso sistema digestivo por meio da mastigação. Assim, elas normalmente passam pelo trabalho de digestão e o organismo as elimina de diversas maneiras, inclusive pelas flatulências. Entretanto, alguns problemas com gases, como mal cheiro demasiado, frequência absurda e flatulências acompanhadas de prisão de ventre, merecem a sua atenção.
Leia mais: Veja 5 tipos de alimentos que causam gases e devem ser evitados.
Excesso de gases e problemas de prisão de ventre
É muito comum que pessoas com prisão de ventre também reclamem do excesso de gases. Esse fator é um paradoxo total, visto que um fator que influencia muito a formação e eliminação de gases é a ingestão de fibras. Por outro lado, as fibras alimentares são constantemente inseridas na alimentação de pessoas com prisão de ventre, já que proporcionam alívio no trânsito intestinal. Nesse caso, é necessário entender que se você comer muitos alimentos com fibras para regular o trânsito no intestino, terá que se acostumar com os gases.
Flatulências malcheirosas demais
Esse é realmente um problema complexo, que pode afetar o seu bem-estar e o das pessoas que estão ao seu lado, literalmente. Entretanto, não é um indício, necessariamente, de que existe algo de errado com o seu organismo. Na verdade, alguns alimentos são mais propícios ao desenvolvimento de gases malcheirosos, como ovos e brócolis. Portanto, o cheiro sempre terá associação com a sua dieta. Experimente mudar a rotina de alimentação por um tempo para ver se há melhora, e caso seja muito incômodo, leve a questão a um médico.
Tenho muita flatulência e diarreia: qual é o problema?
Muitas pessoas não sabem quais os grandes problemas que acontecem em seus corpos, por não fazerem as associações devidas. No caso, o excesso de flatulências com a presença de diarreia é um grande sintoma de problemas como intolerância a lactose ou alergia alimentar diversa. Portanto, recomenda-se observar o que você come e que pode levar a esses incômodos. Talvez seja o excesso de leite e derivados. Nesse caso, o mais indicado é recorrer ao médico para fazer o exame e receber o diagnóstico adequado.
Comentários estão fechados.