Tendência atual? Pesquisadores encontram sapatos pré-históricos de 6 mil anos; veja

Além das sandálias, foram encontrados outros objetos em perfeito estado dentro de uma caverna. Os baixos níveis de umidade do local fizeram com que a deterioração fosse quase nula.

Em nova pesquisa arqueológica, cerca de 20 pares de sandálias datadas de aproximadamente 6.200 anos atrás foram encontrados em uma caverna próxima à cidade de Granada, na Espanha.

Esses calçados, que pertencem a uma era considerada “pré-histórica,” tinham cerca de 20,5 centímetros de comprimento.

A revelação desse achado ocorreu após cientistas empregarem a datação por carbono em uma coleção de 76 artefatos descobertos na Cueva de los Murciélagos, uma caverna que havia sido escavada por mineiros no século 19.

(Imagem: Cuevamurcielagosalbunol.com/Reprodução)

Os artefatos pré-históricos estavam em perfeito estado

Entre os itens encontrados, incluem-se cestos produzidos à mão, que constituem a primeira evidência direta das habilidades desenvolvidas pelas sociedades mesolíticas.

É provável que esses objetos tenham pertencido a comunidades de caçadores-coletores localizadas no sul da Europa.

Eles foram examinados por cientistas da Universidade de Alcalá (UAH) e da Universidade Autônoma de Barcelona, que revelaram a composição dos artefatos a partir de materiais como madeira, junco e esparto.

Além disso, os estudos indicam que esses objetos remontam ao período Holoceno, abrangendo o intervalo entre 9.500 e 6.200 anos atrás.

Francisco Martínez Sevilla, pesquisador do Departamento de Pré-história da UAH, afirmou, em entrevista ao New York Post, que tais calçados representam o conjunto mais antigo e abrangente de sapatos pré-históricos na Península Ibérica e na Europa, e não têm equivalentes em outras regiões do mundo.

Além dos calçados, os pesquisadores encontraram fragmentos de tecidos e cestos de palha, muitos dos quais datam de mais de 9.500 anos atrás.

Acredita-se que tais achados tenham sido bem preservados devido aos baixos níveis de umidade na área, tornando o local um dos sítios arqueológicos pré-históricos mais notáveis do mundo, graças à rara preservação de materiais orgânicos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.