Tudo sobre Tênis – História, regras, quadra e modalidades

Presente em diversas edições das Olimpíadas, este esporte foi criado na Inglaterra, mas acabou se popularizando em todo o mundo.

0

O tênis é um esporte olímpico que pode ser praticado por dois oponentes ou em duplas. Popular em todo o mundo desde o século XIX, por muito tempo os ingleses dominaram todas as competições.

Atualmente, o esporte é muito praticado em todo o mundo, consagrando campeões de vários países. Nomes como o da alemã Steffi Graf, do suíço Roger Federer, do espanhol Rafael Nadal, da russa Maria Sharapova e do brasileiro Gustavo Kuerten são inesquecíveis quando o assunto é o esporte.

História do Tênis

O início da história do tênis, assim como de outros esportes, é um tanto imprecisa. Os principais relatos do início do esporte são de diferentes períodos. Na Antiguidade, as pessoas já praticavam esportes muito similares, entretanto, sem o uso de raquetes, com as mãos cumprindo essa função.

Esses registos vem desde o Egito antigo, até a Europa, nos séculos V e XII. Mas foi só no século XII, mais precisament na França e Itália, é que a versão mais parecida com a que conhecemos hoje surgiu.

Naquele período, monges praticavam algo chamado de jeu de paume, ou jogo com as palmas, em um espaço delimitado. De lá, até a forma atual, a modalidade passou por inúmeras alterações.

Jeu de paume de 1632
Jeu de paume de 1632

Foi através da aristocracia europeia, em especial, a inglesa, que o esporte começou a ganhar espaço. A princípio, dividindo espaço com outro esporte muito bem quisto, o croquet.

A ascensão do tênis foi tamanha, que o clube All England Croquet, mudou de nome para All England Lawn Tennis and Croquet Club. Neste local, até hoje, é realizado o Torneio de Wimbledon.

A partir daí o esporte deslanchou. Em questão de tempo entidades nacionais e a federação internacional foram criadas. Definidas as regras, em 1877, a primeira competição foi realizada na Inglaterra.

Responsável pela introdução da técnica do voleio, o tenista inglês W. Ravenshaw, foi o primeiro a comentar o circuito no país. Campeão em 1881, ele esteve no topo do pódio por mais sete anos consecutivos.

O tênis é um dos esportes que esteve presente na primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, realizadas em Atenas, no ano de 1896. Durante as primeiras edições, além dos britânicos, norte-americanos e franceses foram os maiores destaque da competição.

Contudo, entre a partir da Olimpíada de 1928, realizada em Amsterdã, a modalidade deixou de fazer parte do cronograma dos Jogos. O retorno aconteceu 60 anos depois, em 1988, na Olimpíada de Seul.

Um fato curioso é que os grandes nomes do tênis só começaram a dar mais atenção para a competição a partir dos jogos de Sydney, em 2000, quando os pontos obtidos no torneio passaram a ser contabilizados pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

Hoje, os principais torneios de tênis são chamados de “Grand Slam”. Ele inclui os quatro maiores torneios do mundo, que são objetivo de todos os tenistas:

  • Roland Garros
  • Wimbledon
  • US Open
  • Australian Open

Regras do Tênis

Cada um dos esportes possuem regras bastante específicas. Confira quais são as do tênis:

  • As partidas podem ser disputadas por dois ou quatro jogadores;
  • Os principais equipamentos são a bola e a raquete, ambas com formatações bastante específicas;
  • A marcação dos pontos é feita em games e sets. Um game é constituído por um conjunto de pontos, sendo a contagem desses feita por 15 (primeiro ponto), 30 (segundo ponto), 40 (terceiro ponto) e game (quarto ponto). Já o set, é um agrupamento de games;
  • Dependendo do torneio, um jogo de tênis pode ter no máximo três ou cinco sets;
  • Vence o set o jogador que marca seis games primeiro, com vantagem de dois games em relação ao adversário;
  • Se houver empate de games em 5×5 o set pode terminar com sete games, caso um dos oponentes vença os dois games seguintes 7×5;
  • Entretanto, se o set estiver empatado em 6/6 em games, a decisão será feita no tie-break;
  • No tie-break, vence o jogador que fizer sete pontos primeiro, com vantagem de dois pontos em relação ao adversário (7×5). Caso acontece um empate em 6×6, a partida segue até que algum dos jogadores obtenha dois pontos seguidos;
  • O jogo começa com um dos jogadores sacando (ou servindo) no fundo da quadra;
  • No saque, obrigatoriamente, a bola deve tocar na área de saque;
  • O primeiro ponto da game deve ser jogado sempre do lado direito do recebedor;
  • A partir daí, o lado dos saques vai se alternando.

Quadra de Tênis

As partidas de tênis podem ser disputadas em quadras abertas ou fechadas. Nos jogos simples, ela é um retângulo de 23,77 metros de comprimento e 8,23 metros de largura.

Medidas da quadra de tênis
Medidas da quadra de tênis

Nos jogos em dupla, da mesma forma, a quadra é um retângulo, mas com medida de 23,77 metros de comprimento e 10,97 metros de largura.

A quadra deve ser dividida exatamente ao meio por uma rede suspensa por uma corda ou cabo metálico em dois postes com altura de 1,07 metros. A rede é mais alta nas laterais do que no centro, neste local, a altura é de 0,914 metros.

Os pisos da quadra são diferentes em cada campeonato. Eles podem ser de grama, piso sintético ou saibro (terra batida).

Árbitros

Um dos esportes com maior número de árbitros, as partidas de tênis, no geral, são supervisionada por uma equipe de 12 pessoas. São sete tipos de juiz, cada um deles com uma função diferentes:

Juiz de cadeira – é o principal, responsável por comandar a partida, inclusive, com possibilidade de reverter decisões dos demais, além de aplicar as devidas sanções.

Juiz de rede – fiscaliza se houve, ou não, toque da bola na rede.

Juiz de saque – são dois em cada jogo. Eles ficam responsáveis por fiscalizar se o saque dado pelo tenista adversário não saiu da linha de saque.

Juiz de serviço – observa se o atleta não pisa na linha na hora de sacar. São dois.

Juiz de linha – são quatro, dois de cada lado da quadra. Identificam se o saque entrou, ou não, na área de serviço e orienta o juiz de cadeira em relação a possíveis faltas.

Juiz central de linha – verifica se a bola atinge o lado correto da quadra na hora do saque, também são dois por partida.

Juiz de fundo de quadra – alguns exemplos de suas atribuições são a desclassificação de atletas por condutas antidesportivas e suspensão de uma partida em função de mau tempo.

Termos técnicos do Tênis

O tênis é uma modalidade esportiva repleta de termos técnicos, muitos em inglês, por conta da origem do esporte. Conheça quais são alguns dos mais usados:

Ace – quando um jogador faz um saque muito eficiente em que o adversário fica sem chances de rebater a bola.

Approach (aproximação) – nome dado para quando o tenista se aproxima da rede para tentar um voleio.

Backhand – golpe dado pela mão direita (canhotos) e mão esquerda (destros) com as costas da mão viradas para frente.

Break – ganhar o game em que o adversário sacou.

Drive – qualquer devolução feita quando o jogador está posicionado no fundo da quadra.

Drop shot (deixadinha) – quando um jogador lança a bola próxima a rede e usando pouca força, fazendo com que oponente tenha dificuldade para fazer a devolução.

Fault (falta) – erro no saque. Dois erros consecutivos resultam em uma “double fault”, o que garante o ponto ao adversário.

Forehand – devolução feita com a mão dominante com as costas da mão virada para frente.

Love – termo que equivale a “zero”.

Net – quando a bola toca a fita da rede e cai no campo adversário, resultando em um novo primeiro saque ou segundo serviço.

Slice (fatiar) – quando o golpe é feito praticamente na horizontal, em um movimento semelhante a “fatiar” a bola, daí o nome. É usado principalmente em jogadas de defesa, quando a posição não é favorável para um drive.

Smash – golpe dado a uma altura em cima da cabeça, executado em bolas altas do adversário.

Volley (voleio) – é um golpe dado mais próximo à rede, quando o atleta golpeia a bola a antes que ela toque na quadra.

Winner – quando a bola é lançada em um local em que o adversário não consegue defendê-la.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.