Tomar Whey Protein antes ou depois do treino? Especialistas têm a resposta

Suplemento é o mais popular dentre aqueles que buscam hipertrofia. Veja qual é a maneira correta de utilizá-lo.

Quando falamos em musculação e hipertrofia, uma das primeiras coisas que vem à mente com certeza é o Whey Protein. Este suplemento é o mais popular dentre aqueles que se exercitam com regularidade e querem um shape mais definido. Entretanto, há sempre uma dúvida que paira entre aqueles que fazem o seu uso: o correto é tomar Whey antes ou depois do treino?

Leia mais: Musculação: mais frequência ou mais intensidade? Veja o que diz nova pesquisa

O que é Whey Protein?

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer o que é o Whey Protein. Os mais velhos ou com menos conhecimento acreditam que trata-se de um anabolizante, mas está bem longe disso. Este suplemento nada mais é do que a proteína do soro do leite, composto principalmente pelas proteínas alfa-globulina e beta-globulina.

O whey é prático e de fácil absorção do organismo, por isso é muito usado por atletas ou praticantes de atividades físicas para bater a quantidade de proteínas que devem consumir diariamente. Além disso, fornece todos os aminoácidos que não produzimos. Por isso, facilita a produção de fibras musculares.

Quais os tipos?

Você pode encontrar este suplemento de três tipos no mercado: concentrado, isolado e hidrolisado.

O concentrado passa por apenas uma filtragem e conserva os carboidratos, minerais e gorduras do leite. Por outro lado, o isolado tem processos mais rígidos de extração da proteína, deixando-a o mais pura possível, com um teor muito baixo de carboidratos e gorduras. É, inclusive, o mais adequado para intolerantes a lactose.

Já o hidrolisado passou por um processo que “quebrou” todos os aminoácidos da proteína. A ideia é facilitar a absorção e digestão do seu corpo, já que ele não terá que gastar energia com as quebras. Apesar de ser o mais caro dos três, pode ser uma boa opção para quem tem problemas de digestão e sofre com gases decorrentes da ingestão da proteína do leite.

Para quem não gosta ou não pode ingerir leite, há as opções deste suplemento feito a partir da proteína da carne. E, para os veganos, algumas marcas já apostam em blends de proteína vegetal, extraídas principalmente da ervilha e do arroz.

Há vários, sabores de Whey disponíveis no mercado. Você pode encontrá-lo em sabores mais tradicionais – como morango, baunilha e chocolate – e também em alguns mais exóticos – milho verde, tiramissu, beijinho e doce de leite.

Whey antes ou depois do treino?

Sem mais delongas, vamos à resposta de milhões. Devo tomar Whey Protein antes ou depois do meu treino? Tanto faz.

Até algum tempo atrás, acreditava-se que o suplemento deveria ser ingerido imediatamente ou em até duas horas após o treino, para aproveitar uma suposta janela metabólica do corpo. Porém a ciência já desmistificou esta informação.

O correto é bater a quantidade de proteína necessária para o seu corpo, independente do horário do seu treino.

Por isso, é imprescindível a consulta com um nutricionista. Além de fazer os cálculos do quanto de cada alimento você precisará comer, ele também te informará a quantidade de Whey Protein que você deve tomar por dia para o melhor funcionamento do seu corpo e a melhor performance da sua hipertrofia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.