4 Árvores MAIS antigas do mundo; sendo uma delas com mais de 9 mil anos
As árvores são elementos da natureza que surgiram a milhões de anos atrás, superando gerações e períodos históricos.
As árvores são organismos vivos essenciais para a manutenção do equilíbrio no mundo. Elas atuam como verdadeiros pulmões, filtrando os gases para um melhor fornecimento de oxigênio. Entretanto, nem sempre somos capazes de acompanhar o crescimento completo de uma árvore.
Leia mais: Conheça as plantas e árvores que dão frutos o ano inteiro
Existem espécies de plantas que levam anos para se desenvolver. Além disso, muitas delas podem superar o tempo de vida dos seres humanos, acompanhando a evolução de diversos períodos históricos.
Neste conteúdo, separamos as 4 árvores mais velhas do mundo. Confira:
Tjikko
A Tjikko é uma árvore clonal presente no planeta terra há mais de mil anos. Ela fica localizada na montanha Fulufjället, na província de Dalarna, Suécia. Essa planta, que nada mais é que um abeto norueguês de 9.550 anos, levou o título “árvore mais velha do mundo”. Ela foi capaz de gerar novos troncos, galhos e raízes ao longo dos milênios.
Pando
O top 2 dessa lista também está no segmento de árvores clonais. O Pando ou Gigante Trêmulo, como é mais conhecida, trata-se de uma colônia de árvores nascidas de um único álamo-trémulo masculino e com números verdadeiramente impressionantes.
O sistema de raízes de Pando, considerado um dos organismos vivos mais antigos do mundo, possui idade aproximada de 80 mil anos. Essa colônia não está no top três, pois não existe uma estimativa exata para um indivíduo nesse conjunto que apresente um valor milenar.
Matusalém
A terceira árvore mais velha do mundo é um pinheiro bristlecone antigo localizado nas montanhas da Califórnia. Ela recebeu o nome de matusalém, ou Methuselah. Diferente dos exemplos anteriores, essa é uma árvore não-clonal que possui uma idade estimada em 4.854 anos, sendo assim reconhecida como a árvore não-clonal mais antiga da Terra.
Uma curiosidade sobre essa planta é que ela está localizada a mais de 2,9 mil metros de altitude, onde é resguardada pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos.
Cipreste de Abarkuh
A última espécie vegetal dessa lista é o Cipreste de Abarkuh. Ele possui uma idade estimada varia entre 4 mil e 5 mil anos e por isso é considerado como um dos patrimônios culturais do Irã, localizado na província de Yazd.
Essa árvore cipreste possui um grande reconhecimento no país, pois de acordo com as lendas locais, essa árvore anciã teria sido plantada pelo profeta, Zaratustra, um líder religioso nascido na Pérsia que forjou a primeira religião monoteística do mundo e serviu de inspiração para a criação de diversas outras religiões abraâmicas.
Comentários estão fechados.