Característica aparentemente positiva pode estar relacionada a ideias suicidas
Embora não seja a causa, característica tem grandes relações com questões delicadas.
Existe um traço de personalidade positivo ligado a pensamentos suicidas. Isso acontece porque mesmo que esse traço de personalidade seja algo importante de se ter, quando aparece em excesso, pode causar grandes problemas e, por consequência, em alguns casos, pensamentos suicidas.
Traço de personalidade que pode gerar problemas ligados a pensamentos suicidas
Se você é uma pessoa que tem dificuldade de lidar com falhas e defeitos, provavelmente você é uma pessoa extremamente perfeccionista. Sendo assim, é importante se atentar a isso e tomar bastante cuidado, afinal, esse traço de personalidade está ligado muitas vezes a pensamentos suicidas, afirma pesquisa.
Para as pessoas perfeccionistas, o sofrimento é muito presente em suas vidas, já que não conseguem lidar com o fato de que ninguém é perfeito e estão sempre se deparando com as falhas que fazem parte do mundo em que vivemos.
Quando alguém é perfeccionista, normalmente o perfeccionismo é com os outros e com si próprio, tornando as pessoas perfeccionistas extremamente autocríticas e, por isso, ficam sempre em uma tentativa falha de atender aos próprios padrões e dos outros de ser alguém perfeito.
O perfeccionismo pode ser prejudicial e um ciclo extremamente vicioso
Ser perfeccionista em alguma medida pode ser até benéfico, porém, quando isso passa dos limites, ser perfeito se torna uma obsessão e um ciclo vicioso de autocrítica se torna parte da vida da pessoa.
Em algumas profissões, por exemplo, os erros não são toleráveis e, nesses casos, acabam tendo mais riscos de suicídio, como advogados, arquitetos e médicos.
Martin Smith, líder da pesquisa, afirma:
“Nós tendemos a pensar no perfeccionismo como potencialmente uma coisa boa.
Dizem-nos: ‘Mire alto, alcance as estrelas’.Mas, para algumas pessoas, nem mesmo a excelência é boa o suficiente, e é aí que elas se deparam com problemas. Insistir na perfeição simplesmente não é mentalmente saudável, adaptável ou aconselhável.”
Perfeccionismo não é a causa, mas está relacionado
As pessoas com alto nível de perfeccionismo dificilmente pedem ajuda, pois isso seria admitir o fracasso. Com isso, essas pessoas acabam se afundando com muito mais facilidade.
“A esta altura, não podemos dizer que o perfeccionismo é uma causa de suicídio. Mas podemos dizer que os dois se correlacionam intimamente. O desejo de ser perfeito – seja por pressão interna ou externa para ter sucesso sem nunca falhar – pode ser uma tensão insuportável e insustentável”, conclui Smith.
Comentários estão fechados.