Tudo que você precisa saber para comprar passagens aéreas mais baratas

Pagar um preço exorbitante na hora de comprar uma passagem aérea é um obstáculo para muita gente viajar. Conheça os truques para sempre comprar passagens mais baratas.

0

Seja a trabalho ou por lazer, viajar é sempre muito gratificante. Para tornar esse hábito ainda melhor, só economizando na hora da compra da passagem.

Na verdade, em um mesmo voo, as pessoas viajam pagando preços completamente diferentes em suas passagens.

Muita gente paga preços exorbitantes em passagens aéreas, muitas vezes compradas de última hora. Enquanto quem se planeja e compra com antecedência chega a comprar por um preço consideravelmente menor.

Não chega a ser tão simples assim, empresas aéreas estabelecem situações que na verdade tratam-se de truques, regularizados inclusive, utilizadas na hora de vender seus serviços aos consumidores.

Quando você conhece esse procedimento, fica muito mais fácil aproveitar as oportunidades e pagar bem menos nas passagens! Veja agora tudo o que você precisa entender para comprar passagens aéreas baratas.

O que faz com que o preço das passagens de um mesmo voo variem?

Bom, como você já deve saber, as passagens aéreas não têm preços fixos estabelecidos, isso porque além das promoções, os valores diferenciados das passagens de avião seguem uma espécie de lógica particular pouco conhecida.

Para impedir que poltronas de um determinado voo viajem vazias, as empresas dividem o avião em setores diferentes dentro da mesma classe e usam alguns artifícios para preencher tais assentos.

Assim, a companhia separa a parte dos assentos que serão vendidos a valores muito baixos e outros nem tanto. Nessa lógica, 10 poltronas podem custar um valor bem baixo, 20 delas podem custar um valor intermediários e outras 50, um valor bem salgado.

A prática chamada “Yield management” que em português quer dizer “Gestão de Rendimento” é usada desde os anos 80, tendo utilidade também na comercialização de serviços do setor hoteleiro.

Oferta e demanda

As pessoas que planejam a viagem com maior antecedência costumam pagar menos por suas passagens aéreas devido as cotas e demandas. Na verdade, quem estabelece os preços médios das passagens são os próprios clientes, que geram a demanda do produto.

Isso se aplica no momento em que você avista uma promoção de passagens mas não consegue realizar a compra com o mesmo preço, o que indica que a demanda foi alta e que os assentos destinados à venda mais em conta já se esgotou. Por isso, é fundamental ficar de olho nos sites de viagens especializados que fazem esse filtro.

Como comprar passagens aéreas baratas?

Ainda há o que desvendar sobre a arte de comprar passagens baratas, mas já se sabe que fatores que influenciam o valor a ser pago são os dias da semana e o horário do voo.

Uma pesquisa do site viagem Momondo, ao analisar 13,2 bilhões de preços de voos das 100 rotas mais populares do site, apontou a primeira das regras é comprar com antecedência. A tarifa mais barata das passagens é sempre encontrada com 56 dias antes do embarque. Com isso há uma economia de 28%.

Logicamente, as tarifas mais caras são pagas em voos adquiridos no dia do embarque. Já no que se refere aos dias da semana, terça-feira é o dia mais barato, enquanto sábado é o mais caro com diferença de 11%.

Junto a isso, os horários também são fatores determinantes nesse aspecto. Enquanto as viagens pela manhã são mais caras, as que saema partir das 18h geralmente são mais baratas.

Confira também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.