Tudo sobre intercâmbio – Guia definitivo

O que é Intercâmbio, para que serve, quanto custa um Intercâmbio, como fazer um Intercâmbio de graça, descubra tudo isso neste artigo. Guia definitivo!

0

A palavra intercâmbio é muito falada no meio acadêmico, mas você sabe do que realmente se trata?  Embora esse termo seja bem abrangente, o seu significado é muito simples, pois se refere à troca, seja ela de experiência, comercial ou cultural.

Existem diversos fatores que devem ser avaliados antes de fechar um pacote de intercâmbio, e o principal deles se refere à duração necessária para aprender e aproveitar ao máximo esta experiência.

De fato não existe um tempo ideal, isso vai depender da disponibilidade dos seus recursos e dos seus interesses em adentrar outro território.

Caso não tenha muito tempo ou dinheiro para investir, é mais indicado que escolha um curso de curta duração, entre duas a seis semanas, no período de férias dos estudos ou do trabalho.

Por sua vez, se o seu objetivo é explorar ainda mais a diversidade cultural de outro país e aperfeiçoar outro idioma, prefira escolher um período de seis a um ano para concluir o ciclo de experiência.

O que é intercâmbio

O que é intercâmbioPara entender melhor do que se trata o intercâmbio, vamos explicar com mais precisão. Conhecido como intercâmbio educacional, estudantil ou cultural, os termos se referem a expressões que designam a troca mútua de estudantes de um determinado local com outro, geralmente fora do país de origem.

O que é intercâmbio? É a realização de uma viagem ao exterior por um estudante com o objetivo de aprender os costumes, as tradições e o idioma de outra localidade. Geralmente o estudante não conhece a pessoa com quem vai se hospedar e também não fala o mesmo idioma que ela.

Através de cursos de idiomas ou colegial no exterior, também é possível trocar conhecimentos entre viajantes e estudantes de diferentes países.

Como funciona o intercâmbio

Como funciona o intercâmbio

Antes de decidir fazer um intercâmbio, muitos fatores devem ser levados em consideração. O planejamento da viagem geralmente é considerado a parte mais desafiadora do processo, pois se trata de uma experiência única na vida de qualquer estudante.

É necessário que pense no destino, na melhor época do ano, no período que passará fora, no objetivo da viagem e na acomodação. Em se tratando de moradia, as principais opções são: intercâmbio em casa de família, morar em uma residência estudantil, em um apartamento ou em um hotel.

De fato não existe a melhor opção ou a mais barata. Isso vai depender do seu estilo, da situação, do tempo de estadia e das características locais.

Benefícios do intercâmbio

Benefícios do intercâmbio

Aqueles que se aventuram a fazer um intercâmbio:

  • Melhoram a sua capacidade de lidar com novos desafios;
  • Amadurecem pessoalmente e profissionalmente mais rápido;
  • Se tornam mais equilibradas e organizadas;
  • Exploram novas culturas;
  • Passam a ser mais empáticas;
  • Aperfeiçoam outro idioma;
  • Aumentam sua rede de contatos profissionais;
  • Constroem a autoconfiança;
  • Desenvolvem o instinto de liderança e de integração.

Existem outros benefícios de fazer um intercâmbio que não listamos aqui, por isso escrevemos um artigo completo sobre estas vantagens.

Intercâmbio e o mercado de trabalho

Intercâmbio e o mercado de trabalho

Quando o assunto é apresentar um diferencial no currículo profissional, com certeza possuir um intercâmbio é o principal deles. Possuir experiência internacional, conhecer novas culturas e dominar outro idioma são pontos fundamentais para construir uma carreira de sucesso.

As empresas buscam cada vez mais profissionais que saibam lidar com diferentes situações e públicos. Que sejam capazes de sair de suas rotinas e atingir diferentes objetivos organizacionais.

Quanto custa um intercâmbio

Diante de tantos benefícios, é comum surgir à pergunta: Quanto custa um intercâmbio? De fato não existe um valor exato a ser passado. Isso vai depender do local que deseja visitar, da sua hospedagem, do objetivo da viagem, entre tantos outros fatores.

Porém, com o auxílio de calculadoras online de intercâmbio, é possível simular uma viagem e obter a estimativa de custo. Confira duas dela abaixo:

Agências de intercambio

Agências de intercambio

Se o seu interesse é fazer um intercâmbio e não sabe como começar a se preparar, selecionamos alguns sites e empresas que realizam intercâmbios para os melhores destinos do mundo. Confira a lista abaixo:

As agências listadas neste artigo foram retiradas das primeiras posições na busca do Google. Caso você conheça alguma que não esteja listada neste artigo ou tem opinião sobre uma destas agências, deixe nos comentários no final do artigo.

Intercâmbio grátis

Intercâmbio grátis

Já pensou em ter acesso a todos esses benefícios de forma gratuita? Por mais que pareça um sonho muito distante, hoje já é possível conhecer outras culturas e dominar outro idioma sem custo nenhum. Ficou interessado? Então confira abaixo oportunidades imperdíveis:

  • Ciência sem Fronteiras: O Programa Federal Ciência sem Fronteiras oferece convênios em praticamente todas as universidades públicas do país. As principais vantagens é que a inscrição é feita de forma facilitada e os requisitos são mínimos.
  • Conexão Cultura Brasil: Esse projeto ainda é recente, sendo que em 2014 liberou R$4 milhões direcionados para apoiar o intercâmbio de estudantes de cinema, artes plásticas, arquitetura, publicidade, moda, e vários outros cursos.
  • Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades: O programa disponibiliza bolsas de 3 mil euros para intercâmbios com seis meses de duração.
  • Por esporte: Outra opção para quem visa fazer um intercâmbio é apostar em bolsas de esporte, principalmente por ser muito valorizado nos países estrangeiros.

Caso você tenha o interesse em conciliar o intercâmbio com o seu trabalho e estudo, o mais indicado é que aproveite as oportunidades disponíveis na web.

O site LinguaLeo, por exemplo, oferece ao usuário uma experiência similar a vivenciada em um intercâmbio, pois coloca o aluno em contato com pessoas de outros países, de modo que o mesmo tenha a oportunidade de praticar o seu inglês, explorar o seu vocabulário e visitar virtualmente lugares onde a língua nativa é a inglesa.

Quer conhecer mais sobre essa oportunidade? Então saiba como fazer um intercâmbio gratuitamente sem sair da sua casa.

Intercâmbio para adultos

Intercâmbio para adultos

Pode parecer que o intercâmbio seja algo voltado apenas para estudantes de graduação, mas esse pensamento está mais que defasado. No ano de 2014, a venda de pacotes para estudantes com mais de 40 anos teve um crescimento significativo e tende a aumentar ainda mais nos próximos anos.

Quais destinos para intercâmbio

  • Inglaterra
  • Itália
  • Portugal
  • Irlanda
  • Espanha
  • Austrália
  • França
  • Alemanha
  • Nova Zelândia
  • Japão
  • Estados Unidos
  • México

Existem muitos outros destinos, se você conhece algum que não esteja listado aqui, deixe nos comentários.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.