'Um espelho gigante no espaço': planeta extraterrestre ostenta nuvens metálicas

Astrônomos disseram que ainda não foi descoberto nenhum outro planeta como este. Saiba mais!

O espaço sideral é uma caixinha de surpresas, não é mesmo? Há incontáveis planetas fora do nosso Sistema Solar, com as mais variadas características. Nesta segunda-feira, 10 de julho, cientistas descobriram mais um: um planeta que é, basicamente, um “espelho gigante” no espaço.

Imagine só. Este astro tem mais ou menos o tamanho do nosso Netuno, é extremamente quente e orbita uma estrela muito parecida com o nosso Sol.

O reflexo dele vem de suas nuvens metálicas, compostas basicamente de titânio e silicatos. Isso faz com que ele reflita a maior parte da luz que chega até ele.

Brilha brilha, estrelinha

Coautor da pesquisa publicada na revista Astronomy & Astrophysics, o astrônomo James Jenkins, da Universidade Diego Portales e do Centro de Excelência em Astrofísica e Tecnologias Associadas (Cata), no Chile, explicou melhor como funciona este novo planeta alienígena.

Ele afirmou que este corpo celeste reflete aproximadamente 80% da luz que nele incide. Isso o torna o astro mais reflexivo de todo o universo, ou, pelo menos, da parte que conhecemos.

Mas isso não é novidade, sabia? Vênus também é super brilhante. Nosso “planeta de Afrodite” reflete cerca de 75% da luz que chega até ele. Nós mesmos refletimos algo em torno de 30%.

E temos a Lua também, não é? Nosso satélite natural não tem luz própria. O que vemos no céu é um reflexo do que é emitido nela.

O que sabemos deste “espelho gigante”… Quer dizer, do novo  planeta?

Vamos dar “nome aos bois”? O planeta alienígena se chama LTT9779b. É estranho, sabemos. Mas trabalhamos com o que temos, não é mesmo?

O novato e sua estrela, semelhante ao Sol, são nossos vizinhos e se localizam na Via Láctea, conforme matéria publicada pela CNN. Eles se encontram a uma distância aproximada de 264 anos-luz de nós.

A título de comparação, apenas um ano-luz equivale a 9,5 trilhões de quilômetros. Como só temos pessoas da área de humanas aqui, não faremos essa matemática – mas saiba que é muito longe daqui.

Voltando…  

O planeta é aproximadamente 4,7 vezes maior do que a Terra e, de acordo com os cientistas, ele orbita muito próximo de sua estrela. Estima-se que a distância seja menor do que a que existe entre nosso Sol e Mercúrio.

Isso faz com que o planeta seja quente, mais quente do que o verão do Rio de Janeiro: cerca de 1.800ºC. Na verdade, é muito mais quente do que a lava derretida!

Isso chamou a atenção dos pesquisadores, que estranharam o fato do “espelho gigante” possuir uma atmosfera. Isso se dá porque, se fosse uma atmosfera similar à da Terra, à base de água, ela não teria chance de existir e já teria se desfeito.

Alguns astrônomos, na verdade, afirmam que, com essas características, este planeta nem deveria existir. Curioso, não é mesmo?

Como dissemos anteriormente, o espaço sideral realmente é uma caixinha de surpresas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.