Uma bebida extremamente comum pode ajudar a diminuir o risco de câncer, diz estudo
Você sabia que existem bebidas e alimentos capazes de reduzir as chances de desenvolvimento de câncer? Conheça uma delas nesse artigo.
Existem alguns alimentos e bebidas que podem reduzir as chances do aparecimento de câncer no nosso corpo.
Um estudo feito nos últimos meses foi publicado no European Journal of Preventive Cardiology, que determina as bebidas que possuem propriedades anti-inflamatórias no nosso organismo. Quase meio milhão de pessoas participaram da pesquisa.
Diferentemente de outras bebidas que ficam na moda e não possuem nenhuma comprovação científica, o estudo mostrou que nesta existem benefícios comprovados para a nossa saúde, como reduzir chances de câncer e aumentar o tempo de vida.
Para que você entenda melhor sobre o que estamos falando, acompanhe as informações a seguir!
Mais detalhes sobre o estudo
Após a realização da pesquisa, foi possível observar que o café descafeinado, instantâneo e moído pode reduzir o risco de morte em até 27%. A análise constatou isso, e muitas pessoas se espantaram com tal informação.
O estudo também apontou que, caso o consumo do café seja regulado, pode fazer com que o tempo de vida seja maior em até 10 anos. É válido ressaltar que tais resultados dependem ainda de outros aspectos da saúde da pessoa, além do gene individual.
Os participantes do estudo passaram por um questionário com todos os detalhes que envolvem o consumo de café todos os dias, assim como o tipo de café consumido, que, além do descafeinado, pode ser dos tipos moído ou instantâneo.
(Imagem: Divulgação)
Os participantes do estudo foram divididos em seis grupos, desde os que não consomem café em nenhum momento do dia até aqueles que bebem várias vezes.
Depois de acompanhar por 12,5 anos todas as informações dos pacientes, assim como os registros de óbitos, os pesquisadores conseguiram observar e fazer uma comparação relevante entre pessoas que bebem café e que não bebem.
Isso acarretou ainda análises sobre o risco de doenças cardiovasculares, arritmias e mortalidade, de acordo com a idade, a etnia, gênero, pressão alta, obesidade, diabetes, tabagismo e outros detalhes.
Café = mais saúde?
Além de proteger o organismo contra algumas doenças cardíacas e possivelmente alguns tipos de câncer, o consumo de café também traz benefícios para a saúde no tocante à proteção contra o diabetes e outras enfermidades crônicas.
Em outro estudo realizado pelo BMJ, foi possível fazer uma relação sobre o consumo de café e a redução no surgimento de câncer de próstata, que é o mais comum em homens, por exemplo.
Os resultados desse estudo mostraram que, ao ingerir uma xícara de café ao dia, é possível reduzir em cerca de 1% o aparecimento desse tipo de patologia ao longo dos anos.
Comentários estão fechados.