Antioxidante poderoso, suplemento à base de cúrcuma deve ser usado com moderação
Suplemento com composto bioativo da cúrcuma promete melhorar raciocínio e circulação sanguínea, mas deve ser usado com cautela.
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta de origem asiática que se espalhou por todo o mundo como um condimento poderoso com propriedades medicinais.
Muito utilizada na culinária, a cúrcuma apresenta um composto bioativo chamado curcumina, que é utilizado na fabricação de suplementos com os benefícios da cúrcuma, como as características anti-inflamatórias e antioxidantes, mas o seu uso deve ser feito com moderação.
Cúrcuma produz composto que produz suplemento
Outros benefícios também estão associados ao consumo dos suplementos à base de curcumina, como a melhora da cognição, do sistema cardiovascular, redução de dores e prevenção de doenças neurodegenerativas. Porém, apesar dos imensos pontos positivos associados ao consumo de curcumina, é preciso ter moderação e adotar certos cuidados ao utilizar o suplemento.
Para Susana Massarani, bióloga molecular e geneticista, é preciso ter atenção com o uso do suplemento, com análise individual de cada caso para determinar se é necessário fazer uso da suplementação com curcumina.
De acordo com a profissional em genética, a curcumina tem o poder de aumentar o grau de problemas de saúde de uma pessoa. Desse modo, o médico deve observar individualmente cada pessoa antes de receitar o suplemento.
Para Susana, a curcumina é um composto com alta concentração de cúrcuma. Portanto, há diferenças entre consumir a cúrcuma como condimento e usar a suplementação com curcumina.
Um dos riscos associados ao uso de curcumina sem acompanhamento médico está o de reduzir expressões de genes que podem levar ao aumento da predisposição de determinadas doenças, como depressão, câncer, além de possíveis problemas psiquiátricos e neurológicos.
Assim, para Fabiano de Abreu Agrela, que atua em conjunto com Susana, antes de iniciar a suplementação com curcumina, a pessoa deve conhecer seu histórico genético para reduzir a chance de surgir problemas futuros.
Venda de curcumina é livre no Brasil
Hoje, os suplementos com curcumina podem ser encontrados em diferentes lojas, sem a necessidade de receita para comprá-los.
Com mais de 90% de concentração de curcumina em sua fórmula, ele promete melhorar, inclusive, o desempenho sexual.
Mesmo com venda livre no país, é preciso ter cuidado ao fazer uso da fórmula sem acompanhamento ou prescrição médica.
Comentários estão fechados.