USP divulga oferta de cursos pela Fuvest e ENEM 2019

Universidade lançará mais de 11 mil vagas para ingresso pelas duas modalidades no próximo ano conforme divulgado pelo jornal da instituição.

Atenção, estudantes que sonham com o ingresso em uma das universidades mais renomadas do país! A Universidade de São Paulo (USP) divulgou sua tabela de vagas para o próximo ano. Ao todo, são 11.147 oportunidades distribuídas entre a Fuvest e Enem 2019.

A divisão das vagas foi publicada pelo jornal da instituição. Do total, 2.782 serão direcionadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/Sisu) enquanto 8.365 seguem para o tradicional vestibular da USP.

Outras informações, também, foram divulgadas pelo Jornal da USP. A primeira delas refere-se à possibilidade de consulta por curso e unidade. O estudantes podem verificar, pelos respectivos links, a tabela de cursos e a distribuição das vagas pela Fuvest e Sisu.

Calendário de provas

A USP divulgou, também, o calendário das provas para a Fuvest. A primeira fase será aplicada em 25 de novembro e a segunda, nos dias 06 e 07 de janeiro. A seleção pelo Sisu, por sua vez, acontecerá entre 04 e 11 de novembro.

Vale lembrar que, em maio, a USP aprovou mudanças na segunda fase do vestibular pela Fuvest. Anteriormente, a etapa era composta por três dias e, como pode ser visto, agora será aplicada em dois.

O primeiro será dedicado à redação e questões de Língua Portuguesa. O segundo dia é separado para as questões específicas do curso escolhido. Porém, agora, serão de duas a quatro disciplinas, conforme a unidade.

Inscrições

Além das mudanças efetivadas na segunda fase, as modalidades de inscrição também mudaram. Em 2017, a USP adotou reserva de vagas para alunos que estudaram em escola pública, além de autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas.

A inscrição, então, entrará no sistema de modalidades de vagas. Quando o aluno escolher seu curso, deverá optar por uma das três modalidades: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP), Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

Em 2019, 40% das vagas de cada curso será reservada para estudante de escolas públicas, incluindo Sisu e Fuvest. Desse montante, 37,5% será, ainda, destinado àqueles que se enquadrarem nas vagas PPI.

O valor da taxa de inscrição não foi alterado, portanto, segue em R$ 170,00. O período, ainda, não foi divulgado mas, já se sabe que as inscrições devem ser abertas no mês de agosto.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.