USP divulga oferta de cursos pela Fuvest e ENEM 2019

Universidade lançará mais de 11 mil vagas para ingresso pelas duas modalidades no próximo ano conforme divulgado pelo jornal da instituição.

0

Atenção, estudantes que sonham com o ingresso em uma das universidades mais renomadas do país! A Universidade de São Paulo (USP) divulgou sua tabela de vagas para o próximo ano. Ao todo, são 11.147 oportunidades distribuídas entre a Fuvest e Enem 2019.

A divisão das vagas foi publicada pelo jornal da instituição. Do total, 2.782 serão direcionadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/Sisu) enquanto 8.365 seguem para o tradicional vestibular da USP.

Outras informações, também, foram divulgadas pelo Jornal da USP. A primeira delas refere-se à possibilidade de consulta por curso e unidade. O estudantes podem verificar, pelos respectivos links, a tabela de cursos e a distribuição das vagas pela Fuvest e Sisu.

Calendário de provas

A USP divulgou, também, o calendário das provas para a Fuvest. A primeira fase será aplicada em 25 de novembro e a segunda, nos dias 06 e 07 de janeiro. A seleção pelo Sisu, por sua vez, acontecerá entre 04 e 11 de novembro.

Vale lembrar que, em maio, a USP aprovou mudanças na segunda fase do vestibular pela Fuvest. Anteriormente, a etapa era composta por três dias e, como pode ser visto, agora será aplicada em dois.

O primeiro será dedicado à redação e questões de Língua Portuguesa. O segundo dia é separado para as questões específicas do curso escolhido. Porém, agora, serão de duas a quatro disciplinas, conforme a unidade.

Inscrições

Além das mudanças efetivadas na segunda fase, as modalidades de inscrição também mudaram. Em 2017, a USP adotou reserva de vagas para alunos que estudaram em escola pública, além de autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas.

A inscrição, então, entrará no sistema de modalidades de vagas. Quando o aluno escolher seu curso, deverá optar por uma das três modalidades: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP), Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

Em 2019, 40% das vagas de cada curso será reservada para estudante de escolas públicas, incluindo Sisu e Fuvest. Desse montante, 37,5% será, ainda, destinado àqueles que se enquadrarem nas vagas PPI.

O valor da taxa de inscrição não foi alterado, portanto, segue em R$ 170,00. O período, ainda, não foi divulgado mas, já se sabe que as inscrições devem ser abertas no mês de agosto.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.