Usuários NÃO devem dormir perto de iPhones que estejam carregando, alerta Apple
A orientação está expressa em uma das novas regras contidas no manual do usuário que acompanha os aparelhos novos vendidos pela marca.
Apesar de ser uma recomendação já antiga relacionada a smartphones, dormir próximo a celulares enquanto eles carregam agora é explicitamente não recomendado pela Apple.
Em uma nova versão de seu manual do usuário oficial, que foi atualizado no final de 2023, a empresa aconselha seus usuários a manterem iPhones em carregamento longe da cama na hora de dormir.
De acordo com a Apple, a tensão elétrica gerada no carregamento pode superaquecer carregadores, cabos e o próprio celular, caso a conexão dure por mais tempo do que deveria.
(Imagem: reprodução)
Outro alerta importante dado pela Apple é o de não colocar iPhones embaixo de travesseiros na hora de dormir. Dado a pressão sofrida durante o sono do usuário, o smartphone pode acabar aquecendo e, da mesma forma que quando conectado ao carregador por muito tempo, causar acidentes de média a alta gravidade.
“Não durma sobre um dispositivo, adaptador de energia ou carregador sem fio, nem os coloque sob um cobertor, travesseiro ou corpo, quando estiver conectado a uma fonte de energia. Deixe o smartphone longe da cama, lençóis e travesseiros.”, recomenda a Apple em seu manual.
É melhor prevenir do que remediar
(Imagem: reprodução)
Os alertas da Apple não servem apenas para os iPhones, mas para qualquer modelo de smartphone ou tablet. Inclusive, isso é bastante difundido, como foi citado antes.
Outra coisa que deve ser observada é, ao carregar o dispositivo mantê-lo com a tela virada para cima e sempre em locais arejados e secos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é a origem dessa recomendação.
“Não recarregue a bateria do aparelho em ambientes confinados, como bolsas, malas, gavetas, caixas, bolsos de calças, etc. O procedimento de carregamento gera aquecimento e a carga em locais confinados impede a dissipação do calor ao ambiente. O superaquecimento da bateria pode resultar em fogo ou explosão”, alerta a agência.
Comentários estão fechados.