Usuários questionam uso de ídolos teen em publicidade de álcool na Coreia do Sul

O assunto veio à tona depois da divulgação de uma convenção de médicos sul-coreanos que discutiram sobre os malefícios do álcool para a saúde.

Um dos assuntos mais comentados na internet da Coreia do Sul no momento é a utilização de ídolos teen, que tem como fãs menores de idade, sobretudo cantores e cantoras de k-pop, em propagandas de bebidas alcoólicas.

Jennie, integrante do grupo BlackPink, e Irene, integrante do grupo Red Velvet, ambas com grande base de fãs adolescentes. Foto: Reprodução.

Os questionamentos ganharam corpo depois da divulgação de uma convenção onde diversos acadêmicos discutiram os riscos que o consumo de álcool pode trazer para a saúde, em especial o surgimento de câncer.

Um desses acadêmicos foi o professor Lee Hae Guk, que alertou que a Coreia do Sul é o país com o maior número de casos de doenças provocadas pelo álcool dentre os países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“A Coreia ocupa o primeiro lugar com o maior número de pessoas que sofrem de doenças causadas pelo álcool entre os países da OCDE”, começou. “E é a única nação em que os ídolos promovem o álcool através de comerciais”, concluiu.

Ainda em seu pronunciamento, o especialista criticou a postura da Coreia do Sul em relação a outros países. Segundo ele, enquanto outras nações limitam a propaganda de álcool, seu país não investe nesse controle.

“Enquanto outras nações, como EUA e França, proíbem a venda e o consumo de álcool, bem como o endosso de álcool por celebridades, dependendo da plataforma, locais e hora do dia, nosso país não conseguiu aumentar os investimentos na regulação do alcoolismo, com base nos números colhidos em 2018″, alarmou.”

Os internautas também estão descontentes com a situação

Ao ter acesso a discursos como o de Lee Hae Guk, milhares de internautas lotaram os fóruns públicos de internet sul-coreanos para reclamar da situação.

“Existe também essa cultura geral na Coréia, onde beber é considerado parte dos costumes”, citou um internauta.

Citando a questão da cultura sul-coreana, outros internautas pontuaram traços dos costumes adotados no país no que diz respeito ao consumo de álcool.

“Há muitos acidentes na Coréia causados pelo álcool e as pessoas aqui pensam que beber bem é algo bonito para se mostrar. Mas eu, pessoalmente, eu não gostaria de ver propaganda de álcool na TV.”, disse outro participante do fórum.

Em outra postagem colhida em um fórum, um usuário demonstra preocupação com a forma como alguns ídolos de jovens e adolescentes fazem propaganda do álcool.

“Os ídolos promovem o álcool mesmo quando não são os modelos de marca, porque hoje em dia tendem a criar conteúdo individualizado centrado no consumo de álcool.”, afirmou.

“Eu também sou adulto, então pessoalmente não sou afetado tanto, mas me preocupo com os fãs menores de idade.”, relatou o internauta.

Dentre milhares de outros comentários, dois outros internautas questionaram o porquê de o governo sul-coreano não regular o consumo de álcool como regula o consumo de cigarro.

“Não sei por que nosso país é tão brando com o álcool enquanto proíbe a exposição da mídia aos cigarros”, disse um “forumeiro”.

“Acho que a Coréia deveria regular a promoção do álcool, como acontece com os cigarros”, pontuou outro usuário.

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